Publicidade

O que é o PH do cabelo e por que é importante se atentar a isso para ter fios saudáveis?

Na coluna desta semana, Luigi Moretto explica que todos os tratamentos e colorações que a gente ama, dependem do pH para ter um bom resultado

O que é o PH do cabelo e por que é importante se atentar a isso para ter fios saudáveis? – FREEPIK

PH é uma abreviatura que significa “potência do hidrogênio”, é uma escala usada em química para denotar a acidez ou alcalinidade (basicidade) de uma solução aquosa. Para ficar mais fácil: entenda que um cabelo normal, sem tingimento e sem danos, tem um pH de 4,5 a 5,5. 

Publicidade

Agora vamos lá: Por que o PH é importante para o cabelo?

+++ Preparar os cabelos antes da lavagem é necessário? Conheça a função e importância do PRÉ-POO

Todos os produtos para o cabelo têm um pH e o cabelo tem um pH. Todos os tratamentos e colorações que a gente ama, dependem do pH para ter um bom resultado. O cabelo cacheado, em particular, precisa de um pH bem balanceado para controlar a cutícula, de modo que o cabelo não fique fofo, flácido, liso, quebradiço ou seco. 

Vamos entender o PH dos dois produtos mais utilizados por qualquer pessoa: 

Publicidade

Shampoo 

O pH do shampoo deve variar entre 4 e 8 dependendo do tipo de produto e do objetivo que deve cumprir. O shampoo anti-caspa costuma ter mais de 5,5, enquanto o shampoo infantil fica em torno de 7. Quanto maior a alcalinidade de um shampoo, mais frizz ele pode te causar já que aumenta o atrito entre as fibras do cabelo. Se você tiver frizz, verifique o pH do seu shampoo. Se estiver usando somente shampoo (sem outros produtos), certifique-se de que ele tenha um PH neutro para permitir que as cutículas do cabelo fechem após o uso. 

Condicionador  

Publicidade

O condicionador tem um pH mais baixo (geralmente em torno de 3,5) para fechar as cutículas capilares, selando a umidade e preenchendo as lacunas na cutícula. Um produto para o cabelo sem enxágue deve estar no pH mais baixo em sua rotina para normalizar e combinar o pH do cabelo. 

Você deve estar se perguntando: qual é o problema se eu não prestar atenção no PH dos produtos que uso?  

Se não usados com cautela, você pode aumentar suas chances de alterar permanentemente o pH do seu cabelo, o que pode expor você a cabelos secos e danificados e totalmente fora do tom da coloração. Por isso, é muito importante conhecer as propriedades dos produtos que estão ali para não danificar seu cabelo, ao invés de cuidar dele. 

Publicidade

Luigi Moretto, colunista da Manequim, é hair stylist especialista em colorimetria desde 2009 e escolheu essa profissão puramente por PAIXÃO.

Teremos novos conteúdos sobre tendências no mundo da beleza toda quinta-feira aqui na coluna do profissional!

“Costumo dizer que não fui eu quem escolheu ser um hair stylist, foi a profissão que me adotou pelo meu amor ao que faço. Enfermeiro de formação desde 2005, a minha paixão pelos cuidados com a saúde e com a beleza se misturaram com a minha vocação e me fizeram trocar os hospitais para tratar de saúde no meu salão, na Rua da Consolação, em SP, no ano de 2009.

Publicidade

De lá pra cá foram incontáveis cursos, especializações e workshops com profissionais nacionais e internacionais sempre mantendo o meu foco principal em colorimetria, cortes e criação de tendências. 

Quero usar de tudo o que já sei e o que ainda vou aprender para compartilhar com vocês semanalmente por aqui. Divida comigo as suas dúvidas, vamos falar sobre tendências, sobre auto cuidado, sobre auto estima e, sobretudo: vamos nos cuidar. Saúde e beleza, para todos nós!

Sejam muito bem-vindos”.