Publicidade

O poder do corte de cabelo na caracterização de personagens: relembre alguns ANTES x DEPOIS de atrizes famosas

Na coluna desta semana, Neandro Ferreira reforça o quanto um corte influencia na forma como as pessoas nos enxergam

Caracterização de Luiza Arraes para a novela ‘Segundo Sol’ – Divulgação

Além do dia a dia no salão, quero compartilhar com vocês outra faceta do meu trabalho, que é a caracterização de personagens. Um enorme desafio e algo que adoro fazer! Venho trabalhando para emissoras de TV como a Rede Globo, produtoras de filmes e agora séries, há bastante tempo, para ajudar direção e o elenco – de uma novela ou qualquer outro conteúdo audiovisual –  a darem a cara de um personagem. 

Publicidade

Nada como um novo corte para construir e dar uma personalidade mais verdadeira àquele personagem que só existe na ficção. Auxiliar na construção deste tipo físico, com um cabelo que já passe a mensagem de quem é aquela pessoa na primeira olhada, é uma ferramenta muito importante para que o ator ou atriz extraia o melhor desta construção.

Vou contar as histórias da criação de alguns personagens marcantes e mais recentes.

+++ 50 tons de cinza e de atitude! Largue o medo de assumir os fios grisalhos: “Modernidade é uma questão de atitude e de alma”

Para a série Sessão de Terapia, a atriz Letícia Colin precisava de um visual contemporâneo para compor uma estilista de moda, cheia de estilo e informação. No corte, saímos de um channel na altura do ombro, quase careta, para um Pixie em camadas desconectadas que deu a ela todo o shape de uma mulher conectada.

Publicidade

Transformação de personagens por Neandro Ferreira

Já para a novela Segundo Sol, Luiza Arraes também vinha com um corte reto na altura dos ombros e precisámos criar uma garota rebelde e irreverente, meio louquinha e baladeira. Eu apostei num corte Bob com franja que conferiu à personagem um tom bem jovem e um visual meio desarrumado e transgressor.

Transformação de personagens por Neandro Ferreira

Publicidade

Outra mudança bem marcante foi de Bianca Bin para a novela Do Outro Lado do Paraíso, quando sua personagem volta para sua vingança, má e poderosa. Ela vinha de um cabelão longo, sem personalidade e optamos por para um corte médio, cortado também em camadas que deram movimento e glamour mostrando que aquela já era outra mulher.

Transformação de personagens por Neandro Ferreira

A gente nem percebe quando assiste a uma novela ou série, mas esta composição, que se soma a figurino e maquiagem, geram a identificação com o tipo físico que está na cabeça das pessoas quando elas pensam em um personagem, rico ou pobre, conservador ou moderno, na primeira olhada para tela. 

Publicidade

Onde eu quero chegar com isso? Te mostrar através destas transformações que um bom corte de cabelo pode mudar toda a mensagem que você passa sobre si mesma. Será que você está contando para o mundo quem você é ou está escondida num corte que não te representa? Bora mudar!!!