moda   / Outono/ Inverno

Colete de vovó será a tendência nas composições de outono-inverno; Saiba como usar a peça de tricô

A stylist Naty Kuprian comenta a trend que está com tudo em 2021: peças em tricô, especialmente os coletes

MANEQUIM Publicado segunda 12 abril, 2021

A stylist Naty Kuprian comenta a trend que está com tudo em 2021: peças em tricô, especialmente os coletes
Colete de vovó será a tendência nas composições de outono-inverno; Saiba como usar a peça dee tricô - Instagram

Tendências de moda vêm e vão ao longo dos anos. Uma das peças que voltaram com tudo em 2021 é o colete de tricô, aquela peça quentinha que tem cara que foi a avó quem fez. Combinando estilo e elegância, ele dá aquele toque vintage a qualquer produção. Por ser quentinha e confortável, a peça promete brilhar nessa temporada de outono-inverno, de acordo com a stylist Naty Kuprian.

+VEJA: Esfriou um pouquinho? Aproveite a tendência do conjuntinho de moletom para arrasar no Outono

 

“Em tempos de pandemia, o conforto e aconchego viraram prioridade nas produções fashionistas. Estamos mais tempo em casa e procurando por essas sensações”, explica. “O colete de tricô, que é clássico no inverno, ganhou novos modelos e acabamentos, tornando-se, mais do que nunca, um queridinho da estação.”, acrescenta.

Além disso, a especialista explica que o retorno triunfal da peça também se deve à sua popularidade entre as celebridades. Um dos fãs mais famosos dos coletes de tricô é o cantor Harry Styles, que já foi fotografado vestindo modelos descolados em várias ocasiões.

 

A stylist afirma que o colete pode ser combinado com diversas outras peças, sendo versátil para estilos variados. A dica é investir em peças com tramas não muito pesadas, que possam render combinações em todas as estações do ano. 

Como usar o colete de tricô?
“É possível utilizar o colete de tricô apenas com tops por baixo, para os dias de meia-estação. Nos dias mais frios de inverno, ele pode ser usado tanto no lugar do casaco como por baixo de uma jaqueta”, indica Naty. O colete também funciona como um toque extra para um outfit mais básico. “Quando o combo calça e camiseta não parecem o suficiente para o look super cool, o colete traz todo o charme, deixando a produção muito mais estilosa.”, aponta.

 

As sobreposições, de fato, são o segredo para dar uma cara mais moderninha para o look com colete de tricô. 

“As composições mais interessantes também incluem blusas de gola alta, camisa social ou mangas bufantes e algum colar delicado por cima. Fica perfeito! Você vai estar super elegante, mas se prefere um visual casual, também é fácil de adaptá-lo”, comenta.

O sucesso da peça foi tanto que surgiram diversos modelos, como o cropped, que é mais curtinho. Porém, o estilo mais clássico, chamado de preppy, é o que se destaca atualmente. 

+VEJA: Checkered para já! O xadrez quadriculado é tendência para o Outono/Inverno 2021

“O colete preppy, sem mangas, está fazendo um super sucesso. Uma das propostas é criar um look que brinque com a dicotomia entre elegante e despojado. A peça não precisa ficar restrita a eventos mais formais e pode ser utilizada no dia a dia sem nenhum problema. Atualmente, ela está sendo incorporada até mesmo no street style.”

Faça o seu próprio colete de tricô
Produzir as peças de tricô também é uma excelente chance de praticar o Do It Yourself – Faça Você Mesmo. Assim, você produz uma peça única, que só você tem, e, de quebra, descobre um novo hobby no artesanato. Muitas pessoas, inclusive, viram na técnica uma oportunidade de obter uma renda financeira extra nos últimos meses. 

Para quem quer começar a se aventurar e tricotar seu próprio colete em casa, Naty indica os materiais necessários. “A pessoa vai precisar de agulhas, agulha de tapeçaria, tesoura, fita métrica ou régua, caderno, calculadora e lã ou linha – de preferência lã de fibra, conhecida por ser a melhor. Na hora de praticar, é só ter força de vontade e correr atrás de informação. Existem vários cursos online e tutoriais grátis no YouTube”, recomenda.

 

Constantemente retornando como trend na moda, o colete de tricô surgiu há muitos séculos, possivelmente no Egito antigo. A tradicional técnica de tricotar depois chegou na Inglaterra, onde as mulheres passaram a produzir peças de tricô que protegessem seus maridos e filhos no inverno. 

+VEJA: NO RADAR DA MODA: Fashionista apresenta as principais tendências de acessórios para o outono/inverno

Por resistir à história e continuar presente nas coleções no mundo fashion mesmo após tanto tempo, Naty acredita que a peça não vai sair de cena.

“Atualmente, é uma peça-chave para o guarda-roupa. Percebemos, inclusive, que os looks com coletes de tricô são os mesmos que nossos pais e avôs usaram. É um daqueles itens que sempre vão se renovar no mundo fashion e retornar como tendência”, defende.

 

Último acesso: 16 May 2021 - 23:36:45 (1044129).