Publicidade

Do blazer ao sobretudo! Confira aos casacos serão as peças-chave da temporada de inverno 2021

Colunistas da Manequim separaram nesta matéria especial OITO tipos diferentes de casacos para você se jogar nesse frio!

Do blazer ao sobretudo! Confira aos casacos serão as peças-chave da temporada de inverno 2021 – Foto: Anthony Kwan/Getty Images – BOSS WOMENSWEAR – Foto: Stefan Gosatti/Getty Images

Peças-chaves da temporada de frio, os casacos são capazes de transformar o inverno na estação mais elegante do ano! Conheça os principais modelos e ideias de como usar em produções para o dia e a noite – certamente você vai encontrar um para chamar de seu.

Publicidade

CASAQUETO

É aquele casaco mais curto. Pode ser feito dos mais variados tecidos, de tweed a jeans. O comprimento torna a peça muito versátil: é uma das melhores pedidas para acompanhar saias e vestidos. Fica bem no look casual, com camiseta e jeans, e também no mais formal, combinado com saia lápis.

PARKA

O modelo despojado, soltinho e com bolsos utilitários vem do uniforme militar, usado nas trincheiras. Com a criatividade dos estilistas, ganhou versões que vão além da sarja e do verde-oliva: usando do jeans a tecidos mais finos, há parkas para todos os estilos e gostos.

Publicidade

BLAZER

Esta é outra peça adaptada do uniforme militar. Possui lapela e abotoamento frontal. Surge em modelagem acinturada ou reta, e seu comprimento pode variar entre logo acima ou pouco abaixo do quadril. Por ter um ar formal, é fácil, fácil dar um upgrade no blazer para um look mais sofisticado: basta combiná-lo com uma calça de alfaiataria no mesmo tom para ganhar um terninho e enfrentar aquela reunião importante. Já com uma saia de renda ou brilho, e até sobre um vestido longo, o blazer faz bonito à noite. Apesar de seu porte ter alguma pompa e circunstância, ele é versátil para compor uma produção descolada: basta juntá-lo com short, calça ou saia jeans para fazer o gênero casual chique.

CASACO 3/4

Publicidade

A medida refere-se ao comprimento mais alongado, na altura dos joelhos (cobrindo 3/4 do corpo). Normalmente de lã, é companheiro perfeito para os dias frios. Com malha por baixo, calça justinha e bota tipo montaria enfrenta baixas temperaturas de uma maneira casual. Já sobre vestidos, com meias opacas e escarpins, fica muito elegante para ocasiões de maior formalidade.

TRENCH COAT

O casaco bege, criado pelos soldados da Primeira Guerra, virou ícone de elegância e verdadeiro curinga do guarda-roupa. Vai do combo básico do dia a dia – calça jeans + camiseta + sapatilhas – a substituto do blazer em looks de trabalho. E, depois, se rolar a festa, sai lindamente sobre vestidos à noite. Ou seja, vai sobre tudo.

Publicidade

PELERINE

O nome dessa capa sem mangas significa “peregrino”, referindo-se aos viajantes franceses que a usavam no passado. Felizmente, essa peça veio parar no guarda-roupa feminino, sendo uma excelente companheira de trajes refinados, principalmente, na versão mais longa, de bainha na altura do quadril. Se você sempre tem dúvidas com relação ao que usar em noites de festa por cima de vestidos longos: muito prazer, pelerine!

JAQUETA PERFECTO

Publicidade

Mal saberia a marca Schott NYC que, ao inventar uma opção de agasalho para os motoqueiros de 1928, criaria um dos maiores clássicos da história da moda. Sua jaqueta de couro com zíper enviesado foi parar no cinema na década de 1950, vestindo ícones da “juventude transviada”, como James Dean. Felizmente ela deixou de ser apenas para motoqueiros para virar a jaqueta de toda gente: um clássico que pode ser usado conforme nosso estilo e humor.

CASACO 7/8 OU SOBRETUDO

Sobretudo: tem melhor apelido para o casacão de lã que acompanha desde o jeans até o vestido de festa? O clássico casaco ganha dose extra de formalidade graças ao comprimento 7/8, isto é, capaz de agasalhar 7/8 do corpo – a altura das bainhas varia da panturrilha ao ossinho do tornozelo. Apesar de ser um dos acompanhamentos mais elegantes para festas em dias frios, esse casaco longo também empresta seu ar chique a combinações despojadas, como a da dupla T-shirt mais calça jeans. Ou seja, numa mala de viagem para um destino frio, é indispensável.