Publicidade

O retorno dos Clogs: tamanco de madeira volta para as tendências e divide opiniões

Embora muitos não consideram Clogs atrativos, a tendência é que ele volte para o nosso closet depois que a moda voltou-se para tendências confortáveis e convenientes

Clogs estão de volta para as tendências – Instagram

Amado por alguns, odiado por outros, os Clogs estão de volta para as tendências de 2020 e mais uma vez o sapato causou controvérsias. 

Publicidade

Os Clogs, popularmente conhecidos no Brasil como tamancos, são calçados com saltos e sola de madeira e a parte superior de couro, que bombaram no país nos anos 90 e início dos anos 2000 – o calçado era o pesadelo dos adolescentes da época que apanhavam dos pais com este calçado, além disso, dava para se ouvir de longe alguém caminhando com eles. 

Embora muitos se lembram deste tipo de tamanco, sua história  é antiga: os primeiros clogs foram confeccionados na Holanda por volta dos anos 1300 por artesãos chamados bodgers, que esculpiam pares em madeiras como amieiro, salgueiro e faia. Até hoje os sapatos de madeira são vistos como parte da cultura holandesa e são comprados como lembranças.

+ VEJA TAMBÉM: Lançamento de grife italiana se assemelha à sandália brasileira e sapato causa polêmica na web; confira

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Tamara Wright (@tamarawrightart) em

Publicidade

Ele se popularizou durante a Revolução Industrial, quando os trabalhadores exigiam calçados fortes, mas também baratos, mas foi apenas após a Segunda Gerra Mundial que os Clogs entraram para o universo fashion e passaram a fazer parte de coleções de marcas famosas. 

Depois de ficar esquecido por alguns anos, os Clogs retornaram para os holofotes recentemente. Eles sofreram algumas modificações ao longo dos anos e voltou a virar assunto após a Adidas lançar uma releitura do Clog. 

Publicidade

Embora tamancos sejam divisores de opiniões e muitos não o considerem calçados atrativos, os Clogs possuem uma alta durabilidade e resistência em comparação com calçados modernos e a tendência é que eles voltem para o nosso guarda-roupa já que a moda voltou-se para o conforto e a conveniência devido ao aumento do tempo que ficamos em casa.