Publicidade

Menopausa e alimentação saudável: entenda a relação

Alimentos com os nutrientes corretos ajudam a aliviar os sintomas da menopausa e, até mesmo, adiar esta fase da vida da mulher

Menopausa
Menopausa – Reprodução / Pinterest

Um lugar ao sol’, novela das 21h da Globo, retrata a vida da personagem Rebeca, interpretada pela atriz Andréa Beltrão, que traz em pauta questões e dilemas das mulheres com mais de 50 anos. Um dos temas abordados é a menopausa, assunto que não é tão comentado atualmente, embora seja bastante comum. Afinal, é um ciclo que faz parte da vida da mulher, que marca o fim do período fértil e traz também diversas mudanças no corpo, como a fadiga, suor noturno, irritação, oscilações no humor, baixa de libido e insônia.

Publicidade

+++ 5 penteados superbásicos de Camila Queiroz para usar no dia a dia

Infelizmente, essa fase, para muitas mulheres, não é vivida de forma positiva, pois traz também muita insegurança e medo por falta de conhecimento. Mas, a boa notícia é que manter uma alimentação saudável e adequada pode aliviar os sintomas e até mesmo adiar essa fase. Existem alimentos que, quando inseridos na rotina, oferecem um extraordinário poder de cura para os desconfortos da pré-menopausa e menopausa”, comenta a nutricionista, especialista na saúde da mulher, Fernanda Larralde, parceira da Bio Mundo, rede de franquias de alimentação saudável e natural.

É importante entender que uma alimentação saudável junto com a prática de exercícios físicos regulares e outras atividades de autocuidado, incluindo a orientação de um profissional da área da saúde, o corpo reagirá de forma positiva, inclusive, na fase da menopausa. Sabendo disso, a nutricionista separou uma lista de alimentos que ajudarão nesse período. Confira:

Publicidade

Chocolate

O cacau é rico em polifenóis, um composto que torna possível diminuir o estresse e a irritação, que são sintomas comuns da menopausa”, comenta a nutricionista. Zinco e cálcio também estão presentes no chocolate e contribuem para ajudar no fortalecimento dos ossos, segundo ela. O ideal é optar pelos chocolates com mais concentração de cacau (a partir de 70%) e, claro, não exagerar no consumo.

Ovo

Publicidade

Por ser rico em vitaminas e minerais importantes, o ovo é uma excelente opção para as mulheres que se encontram nessa fase. “O ovo é um alimento versátil, ajuda na melhora do bem-estar e é uma ótima opção para mulheres que não consomem proteína adequadamente”, ressalta Fernanda.

Aveia

A aveia (farelo ou floco) tem uma fibra chamada beta glucana, importante no controle da glicose, do colesterol e no bom funcionamento do intestino. “É fundamental que o intestino esteja saudável para garantir a melhora da saúde da mulher, durante a menopausa”, comenta a nutricionista.

Publicidade

Inhame

O inhame possui diosgenina, um nutriente fundamental para a saúde feminina. Contribui para a redução dos fogachos, age na melhora do humor, reduz o inchaço e estimula a produção de estrogênio. “Pode ser consumido na forma de chips ou adicionado em diferentes preparações”, afirma a profissional.

Publicidade