Publicidade

Morre rainha Elizabeth II aos 96 anos; “A rainha morreu em paz”, afirmou comunicado

A informação foi confirmada pelo Palácio de Buckingham, que afirmou que a rainha ainda ficará em Balmoral e será levada para Londres amanhã, 9

Monarca se tornou britânica há mais tempo no trono – Getty Images/Kirsty O’Connor/WPA Pool
Monarca se tornou britânica há mais tempo no trono – Getty Images/Kirsty O’Connor/WPA Pool

Faleceu nesta quinta-feira, dia 8, Rainha Elizabeth II do Reino Unido, aos 96 anos. A monarca, que esteve no poder por 70 anos, foi colocada sob supervisão ainda nesta quinta-feira, 8, após equipe médica expressar preocupação com seu quadro de saúde. O motivo de sua morte não foi revelado pelas autoridades britânicas.

Publicidade

Em comunicado, o Palácio de Buckingham escreveu: “A rainha morreu em paz, em Balmoral, nesta tarde”.

A informação foi confirmada pelo Palácio de Buckingham, que afirmou que a rainha ainda ficará em Balmoral e será levada para Londres amanhã, 9. Ainda não há informações sobre seu velório.

Elizabeth Alexandra Mary nasceu em 21 de abril de 1926. A herdeira ao trono recebeu a coroa aos 26 anos, após o falecimento de seu pai e abdicação de seu tio, príncipe Edward VIII. Neste ano, ela se tornou a monarca há mais tempo no trono, totalizando 70 anos.

A rainha é mãe de quatro filhos, Charles, Andrew, Annie e Edward. Além disso, seu marido, príncipe Phillip, faleceu no último ano, após um agravamento de suas condições cardíacas.

Publicidade

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por The Royal Family (@theroyalfamily)

Publicidade

Rainha Elizabeth II enfrentava agravamento de saúde desde outubro de 2021

Desde outubro de 2021, a saúde da monarca já era motivo de preocupação entre os membros da realeza. Na época, a rainha Elizabeth II realizou a uma série de exames que nunca foram detalhados à imprensa e, desde então, sua agenda de compromissos reais mudou.

“Problemas de mobilidade episódicos” foi o termo usado pelo Palácio de Buckingham para então definir a condição que a deixou com dificuldade de andar e ficar em pé.

Publicidade

As aparições públicas, portanto, se tornaram mais raras e a soberana também adotou as bengalas para ajudá-la na locomoção.

Em maio de 2022, pela primeira vez na história de seu reinado, a monarca não comandou a abertura oficial do Parlamento do país. Na ocasião, quem fez o tradicional discurso de inauguração do ano legislativo foi o príncipe Charles, herdeiro do trono.

No entanto, a rainha fez outras aparições recentes, como em seu Jubileu, em junho desse ano, além de uma breve aparição, nesta terça-feira, 06, ao conceder o título de primeira-ministra à Liz Truss.

Publicidade

Conheça a história da rainha Elizabeth II, contada no podcast da Aventuras na História: