saude   / Maternidade

Sociedade Brasileira de Pediatria esclarece se mulheres com coronavírus podem amamentar

O Departamento de Aleitamento Materno passou orientações para mães diagnosticadas com a Covid-19

Manequim Publicado quarta 22 abril, 2020

O Departamento de Aleitamento Materno passou orientações para mães diagnosticadas com a Covid-19
Pediatras respondem se mães com Covid-19 podem amamentar - Freepik

As relações de intimidade de muitas mães com seus bebês ficou ameaçada por conta do receio causado pela pandemia do novo coronavírus. 

Em meio a este momento difícil, mães que se contaminaram tiveram que reinventar a maternidade para cuidar de seus filhos e, ao mesmo tempo evitar a transmissão do vírus para os pequenos. 

A Sociedade Brasileira de Pediatria acalmou o coração das mulheres que ainda estão amamentando após publicar uma nota esclarecendo se o leite materno pode transmitir o vírus para o bebe.  

De acordo com a Nota Técnica Nº 7/2020, do Ministério da Saúde, divulgada pelo Departamento Cientifico de Aleitamento Materno da SBP em março, o aleitamento materno em tempos de coronavírus é fundamental porque os benefícios do aleitamento superam os riscos.

As medidas com maior rigor devem ser para as mães identificadas como casos confirmados ou suspeitos – que ainda podem estar no período de incubação. O leite materno deve ser mantido, com os devidos cuidados de higiene respiratória e das mãos, porque os dados até o momento indicam que seus inúmeros benefícios superam os possíveis riscos”, destacou o dr. Luciano Borges Santiago, presidente do departamento. 

A nota ainda destacou um estudo publicado pela revista científica renomada Lancet em que foi avaliado o leite de mães com pneumonia causada pelo coronavírus. 

O estudo indicou não haver a presença do vírus no leite materno e até o momento não foi comprovada a transmissão do novo coronavírus através da amamentação. 

Apesar da boa noticia, a SBP lembrou que pode haver transmissão caso a mãe não tome os cuidados de higiene necessários e orientou a utilização de uma bomba de extração para que o bebe continue se alimentando do leite materno.

Clique AQUI para visualizar a nota divulgada pelo ministério da saúde.

Último acesso: 05 Aug 2020 - 22:22:38 (1042564).