saude   / 10 dicas de regulação emocional

Ter resiliência é uma das chaves mais importantes para o sucesso emocional; Psicólogo explica

O psicólogo Cleo Holanda é autor do livro 'Resiliência: O poder de dar a volta por cima'

MANEQUIM Publicado terça 8 junho, 2021

O psicólogo Cleo Holanda é autor do livro 'Resiliência: O poder de dar a volta por cima'
Cleo Holanda elenca 10 ações que ajudam a administrar as emoções - Freepik

Devido a crise pandêmica do Coronavírus, a humanidade tem sofrido inúmeras perdas materiais e emocionais, e com isso, o maior desafio humano tem sido a manutenção da boa saúde mental.

Uma das mais importantes chaves para o sucesso emocional está na Resiliência, que é a capacidade de atravessarmos por um estresse ou trauma, e sairmos mais forte dessas situações. 

Escritor do livro 'Resiliência: O poder de dar a volta por cima' e psicólogo, Cleo Holanda conversou com a Revista Manequim sobre o assunto e explicou o porquê essa palavra tem tanta força em nossas vidas.

O que é resiliência?

"É a capacidade de se recuperar das adversidades, do insucesso ou de grandes mudanças traumáticas. Capacidade de sair mais forte do que entrou em um problema.  A resiliência possui dois aspectos: a continuidade e a recuperação de adversidade", explicou o especialista.

"Pessoas resilientes são capazes de seguir em frente, mesmo diante das adversidades, possuem um senso de propósito e motivação altos. Os resilientes possuem uma capacidade de adaptação às mudanças e conseguem crescer na adversidade".

E crescer na adversidade não é fácil, mas é possível e o período de pandemia nos provou isso. Provou que somos capazes de nos adaptar às mudanças no trabalho, na rotina da família, na vida pessoal... Somos adaptáveis e "devemos buscar extrair e focarmos nas lições positivas e significativas que este momento pode estar nos trazendo. Momentos como esses podem servir de pontes preciosas para conquistarmos nossos objetivos", indica Cleo.

FUGINDO DAS DOENÇAS QUE COMEÇAM NO EMOCIONAL

"Neste momento é de suma importância, sermos resilientes, pois caso não consigamos desenvolvê-la poderemos sucumbir diante de tantas notícias e situações negativas. No período pandêmico as doenças emocionais como: depressão, ansiedade generalizada, fobias, síndrome do pânico, ideação suicida e suicídios aumentaram significativamente, com isso, o desenvolvimento da resiliência se torna uma ferramenta poderosa e um antídoto para superarmos estes desafios atuais".

 

Cleo Holanda ainda elencou 10 dicas que, quando praticadas na maior parte do tempo, fazem grande diferença na regulação emocional, permitindo que enfrentemos esse momento difícil de forma resiliente.

1. Pratique Mindfulness (Atenção plena)

2. Cerca-se de pessoas positivas

3. Ocupe seu tempo com coisas produtivas 

4. Pratique a Gratidão 

5. Busque autoconhecimento 

6. Faça atividade física

7. Desenvolva autocompaixão 

8. Nomeie suas emoções 

9. Fortaleça seus pontos fortes e talentos

10. Pratique Savoring (Contemplação)


Cleo Holanda é um apaixonado pelo estudo da alma humana. Psicólogo clínico e do esporte, pós-graduado em Psicologia Positiva, Terapia Cognitiva Comportamental e Psicologia do Esporte, dedicou-se ao estudo das patologias mentais, como: ansiedade, depressão, dependência emocional, relacionamentos abusivos, relacionamentos conjugais e outros. Conhecido por atender famosos e atletas, entre eles: a ex- paquita Ana Paula Almeida, a cantora Perlla, Any (de férias com ex), Patricia Ramos, Luane Dias (Fazenda), Jonathan Couto (Família Pôncio), Réver (Atlético - MG) e Allan (Everton - Inglaterra). 

Último acesso: 05 Aug 2021 - 00:45:50 (1044499).