Cruelty free, vegano, liberado: Conheça cada termo do rótulo das maquiagens e cosméticos
Entenda tudo sobre os nomes das embalagens com o guia prático para uma rotina mais natural

Entenda tudo sobre os nomes das embalagens com o guia prático para uma rotina mais natural
O que é vegano? E cruelty free (em português, livre de crueldade)? Que história é essa de produto liberado? Para iniciar qualquer rotina de beleza ou apenas fazer uma maquiagem do dia a dia é fundamental entender o que você está passando em seu rosto. Entretanto, sabemos que é comum ficar um pouco perdida com alguns termos que aparecem nos rótulos das embalagens.
Para além de conhecermos o termos, é preciso que a marca também aplique a transparência nas embalagens cada vez. Só assim sabemos exatamente o que tem em cada frasco e o que estamos aplicando na pele. Pensando nisso, explicamos os principais termos e certificados que aparecem em quase todas elas.
+VEJA: Você usaria o novo queridinho? Blazer cropped é a versão do clássico repaginada e super fashionista
Vegano
Produtos veganos são aqueles que não contêm traço algum de ingrediente de origem animal.
Cruelty free
Já os que são livres de crueldade são normalmente veganos, mas a terminologia se refere à ausência de testes em animais durante todo o processo de desenvolvimento.
Produtos naturais
São aqueles feitos de plantas, de animais e de minerais. Para ser considerado natural, o cosmético natural precisa ter na sua formulação cerca de 95% de ingredientes naturais e os outros 5% podem ser sintéticos desde que sejam seguros para a saúde e para o meio ambiente.
Produtos orgânicos
Os cosméticos orgânicos são aqueles que têm cerca de 95% de ingredientes orgânicos, sendo que os outros 5% devem ser naturais.
Produtos artesanais
São aqueles produzidos fora das indústrias e, portanto, sem certificações da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). São aqueles produtinhos feitos em casa, que muitas vezes, têm a questão cultural no processo.
Clean beauty
A “beleza limpa” em tradução livre é um termo usado para definir itens que não tenham ingredientes nocivos ou tóxicos, tanto para a saúde humana, quanto para o meio ambiente. Um ponto importante: as fórmulas não precisam ser naturais ou orgânicas. Elas podem ser sintéticas desde que não apresentem nenhum risco.
Eco-friendly
Em tradução direta, eco-friendly significa “amigável ao meio ambiente”. Significa que a produção não causa danos socioambientais ou que eles são bastante reduzidos. Ela pode ser adotada em nível individual ou geral, incluindo empresas e organizações.
Liberado
Os produtos liberados são aqueles que não utilizam ingredientes que, de alguma forma, são prejudiciais para a saúde. Esse termo é informal, pois só estão destacados os principais ingredientes nocivos que o produto não utiliza. Assim, outros ingredientes novicos podem estar ali sem o destaque.