beleza   / Menopausa

''Ainda há um preconceito grande com mulheres na menopausa'', desabafa ex-atriz Global Mirian Martins

Mirian Martins, que atuou por anos no Zorra Total, desabafou sobre a estigmatização das mulheres no que diz respeito à idade

Manequim Publicado sexta 11 junho, 2021

Mirian Martins, que atuou por anos no Zorra Total, desabafou sobre a estigmatização das mulheres no que diz respeito à idade
Ex-atriz do Zorra Total falou sobre nova fase da vida pessoal - Divulgação

Aos 51 anos, Mirian Martins vive uma fase de muitas mudanças na vida pessoal e profissional. Enquanto se dedica a projetos na internet após sua passagem pela TV Globo, que durou 10 anos, ela também experimenta o período da menopausa. Ela falou sobre o assunto recentemente em suas redes.
 
“Comecei a perceber alguns sintomas, como calafrios, calor excessivo e enxaqueca. Mas comecei um tratamento preventivo uns anos antes, aos 48. Então, eles apareceram bem brandos para mim. Não é a realidade de 80% das mulheres”, comentou a atriz.

+ VEJA TAMBÉM: Aos 56 anos, Michelle Obama fala sobre menopausa e conta episódio de crise durante evento
 
“Existem métodos indicados por ginecologistas, endocrinologistas, nutricionistas e outros especialistas que conseguem aliar a reposição de hormônios com a alimentação adequada para esse ciclo. Tudo isso contribuiu para que a passagem para a menopausa fosse a mais amena possível”, acrescenta.

Rotulação baseada na idade

Ela destaca que a fase simboliza um nível maior de maturidade emocional, mas é contra o rótulo de “velha”. Para Mirian, ainda existe uma estigmatização das mulheres no que diz respeito à idade.

+ VEJA TAMBÉM: O tabu do rejuvenescimento íntimo: mitos e verdades sobre o assunto
 
“Ainda há um preconceito grande com mulheres na menopausa porque as pessoas associam isso à velhice, a um declínio na vida sexual, uma vida com seu parceiro e até mesmo em questão de idade mesmo, de você já se intitular velha”, avalia. “Hoje em dia, esse cenário está bem diferente e a mentalidade das pessoas, aos poucos, está mudando”, finaliza.

Último acesso: 14 Jun 2021 - 19:08:21 (1044527).