beleza   / Hora de se cuidar

APOSTE no spa day: Rodelas de pepino têm propriedades incríveis hidratantes e antioxidantes para seus olhos

Além disso, o alimento pode ser ótimo contra olheiras

Manequim Publicado quarta 9 junho, 2021

Além disso, o alimento pode ser ótimo contra olheiras
APOSTE no spa day: Rodelas de pepino têm propriedades incríveis hidratantes e antioxidantes para seus olhos - Pinterest

As olheiras são um problema comum, mas que incomodam muita gente, não é mesmo?

A maquiagem ajuda a escondê-las, mas há alguns truques que podem ajudar a suavizar o tom escuro ou o inchaço sob os olhos. De acordo com a dermatologista Lidia Machado, um desses truques é colocar pepino gelado sobre essa região do rosto!

Há quem jure que funciona, mas há quem diga que não passa de lenda. Portanto, a ciência resolveu pesquisar sobre esse tratamento caseiro e oferecer uma resposta mais esclarecedora.

+++ Twin set: a tendência dos anos 30 que voltou com tudo no outono de 2021

+++ Pijama e estilo combinam? Sim! Estilista cria coleção elegante e confortável de 'roupas para ficar em casa

De acordo Lidia, estudos revelaram as propriedades hidratantes e anti-inflamatórias do pepino podem realmente ajudar a reduzir o inchaço, acalmar a pele danificada e estimular a atividade antioxidante.

Com 96% de sua composição sendo água, o pepino, quando colocado gelado nos olhos, promove a vasoconstrição (diminuição dos vasos sanguíneos) no local — que é altamente vascularizado —, tendo como consequência a redução de edemas e o clareamento. Isso também pode acontecer porque o vegetal é rico em antioxidantes como flavonoides, ácido ascórbico (vitamina C) e ácido fólico, substâncias que combatem os radicais livres responsáveis por acelerar o processo de envelhecimento. 

No caso da vitamina C, ela ainda estimula a produção de colágeno, proteína fundamental para a formação de vasos sanguíneos, cartilagem, músculos e ossos.

Hábitos

Junto a isso, para evitar as olheiras, é fundamental cortar hábitos nocivos, como tabagismo e etilismo, e ter uma rotina saudável, o que inclui boa alimentação - sem exagerar no sal e nos itens industrializados - ingestão hídrica adequada, sono reparador, prática regular de exercícios físicos e uso diário de filtro solar.

Último acesso: 16 Jun 2021 - 16:41:45 (1044503).