Publicidade

Cinco curiosidades sobre uso de perfumes

A forma como o perfume é aplicado na pele pode determinar o tempo de duração do aroma. Você sabia? A seguir, confira as repostas para cinco dúvidas de quem não vive sem esse produto

Publicidade

Aplicar perfume nos pulsos é quase um ato instintivo. Mas há uma explicação: a circulação sanguínea da região ajuda a exalar o aroma. A forma como o produto é aplicado determina o tempo de duração da fragrância e pode influenciar, inclusive, a saúde da pele. A seguir, Cesar Antonio Veiga, especialista em avaliação de fragrâncias da Eudora, esclarece cinco dúvidas sobre uso líquido tão marcante.


1. Perfumes podem manchar a pele?

Algumas pessoas podem ter reação de fotossensibilidade ao se exporem ao sol. Por esse motivo, não é recomendável o uso de  perfume para ir à praia, piscina ou tomar sol. Na hora de escolher, dê preferência aos produtos testados dermatologicamente.

Publicidade

2. Existe uma maneira ou local corretos para aplicação de perfumes?

Perfumes podem e devem ser usados no corpo todo, porém há uma dica geral que funciona bem: use-o em partes do corpo pouco expostas ao sol, como punhos, atrás da orelha, entre os seios e na nuca. São regiões de grande circulação sanguínea cuja temperatura elevada ajuda a exalar o perfume.

Publicidade


3. É comum esfregar os pulsos para “transferir” o perfume de um para o outro. Essa prática é correta?

Quando esfregamos os pulsos, provocamos um aumento da temperatura no local. Dessa forma, as moléculas mais voláteis do perfume se desprendem rapidamente e a fragrância permanece menos tempo na sua pele. O ato de fricção também pode deixar sua pele mais sensível e sujeita a irritações.

Publicidade


4. Qual a distância ideal para aplicar o perfume na pele?

Para que o jato se pulverize na sua pele de forma mais adequada, o ideal é manter de 15 a 20 centímetros de distância. Aplicar muito próximo à pele pode fazer o produto escorrer.

Publicidade


5. Por que não é recomendando usar perfume diretamente na roupa?

Perfume é para ser utilizado no corpo. Aplicar perfume diretamente na roupa pode causar manchas devido às diferentes composições dos tecidos. Vale lembrar que o perfume é um óleo diluído em álcool.