Publicidade

Cuidados com a pele no frio: biomédica dá dicas para se cuidar sem muito desconforto

Tempo frio faz com que o consumo de água diminua e a pele pode ficar ainda mais ressecada, confira as dicas!

Cuidados com a pele no frio
Confira importantes dicas de cuidados com a pele no frio – Canva Images

Beber água talvez seja o conselho mais repetitivo para cuidar da saúde e da saúde da pele, mas continua sendo o mais importante, já que nosso corpo é composto 70% de água. E no tempo frio algumas pessoas esquecem de ingerir a quantidade adequada de água durante o dia e o reflexo disso se dá em nossa pele.

Publicidade

“O consumo de água deve ser mantido e os cuidados com a pele também precisam priorizar ativos que hidratam e impedem o ressecamento da pele”, explica a biomédica pós-graduada em Saúde Estética, Ana Clara Brathwaite.

“Nossa rotina de cuidados com a pele, o famoso skin care, tem alguns passos básicos essenciais que são: limpeza, hidratação e proteção solar. Mas, cada estação do ano exige cuidados diferentes e podemos fazer alguns ajustes para que nossa pele receba tudo o que precisa nesse tempo frio. Uma orientação é evitar banhos muito quentes ou o uso de buchas e esfoliação em excesso, e investir em produtos com ativos certos para a hidratação. Além dos cuidados com a pele, outros fatores importantes são manter uma alimentação balanceada, rica em vitaminas e minerais e consumir bastante água, ao menos dois litros por dia”, pontua a especialista.

3 passos para cuidar da pele no frio!

Limpeza – Nesse período frio, é preciso evitar sabonetes que tenham ativos que retiram muito a oleosidade da pele, como o ácido salicílico ou glicólico. A indicação é usar sabonetes para peles sensíveis, como por exemplo os sabonetes de bebê porque eles têm um pH fisiológico, que agridem menos a pele.

Dica extra para não passar frio: Ao invés de higienizar o rosto com água, é possível usar a água micelar com algodão ou até mesmo usar lenços umedecidos com água micelar. “Essa opção limpa bem a pele e não causa o desconforto de jogar água gelada no rosto logo cedo”, diz Ana Clara.

Publicidade

Hidratação – Existem dois tipos de hidratantes: os umectantes (que trazem água para a pele) e os oclusivos (que impedem a pele de perder naturalmente a água). No período frio, é indicado usar os dois tipos de ativos todos os dias. Os hidratantes com ácido hialurônico em forma de sérum costumam ser mais leves e podem ser usados durante o dia e outros compostos por ácido hialurônico. Já os hidratantes oclusivos são mais densos porque possuem óleo na formulação e podem ser usados à noite.

Dica extra para não passar frio: usar os óleos de banho que podem ser aplicados com a pele ainda molhada, dentro do box, antes de sair do banho.

Hidratação dos lábios – A pele dos lábios é muito sensível ao ressecamento, tanto pelo frio como pelo sol. A dica da biomédica para reforçar esse cuidado é usar hidratantes labiais com vitamina E e pantenol na formulação e, a famosa e popular, manteiga de cacau que pode ser encontrada em qualquer farmácia com valor acessível.

Publicidade

Proteção solar – Sim! Apesar do frio, os raios solares continuam incidindo e, além disso, nossa pele sempre precisa ser protegida das luzes artificiais de telas como computadores e celulares. Por isso, a proteção solar continua sendo importante. A quantidade adequada para passar no rosto e no pescoço é o equivalente a uma colher de chá cheia, que pode ser medida nos três dedos das mãos.

“É preciso reaplicar o protetor a cada três horas, mas pode ser também por período: de manhã, na hora do almoço e no meio da tarde. É preciso proteger tudo que está exposto ao sol, como rosto, pescoço, mãos e braços. O protetor ideal é aquele ao qual nosso sensorial se adapta melhor de maneira confortável. Nos braços e mãos podemos usar um protetor solar corporal, com mais óleo na formulação e eles podem ser usados no rosto também. A questão é que algumas pessoas não se sentem agradáveis pela formulação mais oleosa”, finaliza Ana Clara.

Publicidade