Publicidade

Dossiê da depilação a laser: 6 mitos e verdades do procedimento

Dr. Amilton Macedo tira as principais dúvidas sobre um dos métodos mais usados por mulheres, a depilação a laser

Dossiê da depilação a laser: 6 mitos e verdades do procedimento – Pinterest

Famosa por sua praticidade e eliminação de mais de 90% dos pelos definitivamente, a depilação a laser não demanda muitos cuidados antes ou após o procedimento, a única precaução entre uma sessão e outra é a utilização de um bom protetor solar e não é necessário muitas sessões para ter o resultado esperado.

Publicidade

No entanto, ainda existem muitas dúvidas que permeiam a mente de quem deseja adotar o método de depilação, como quem pode fazer e se existem efeitos colaterais. 
 
Segundo o Dr. Amilton Macedo, esse é o único tipo de depilação que tem o objetivo de eliminar os pelos por completo para que eles não voltem a crescer.

+++ Twin set: a tendência dos anos 30 que voltou com tudo no outono de 2021

+++ Pijama e estilo combinam? Sim! Estilista cria coleção elegante e confortável de ‘roupas para ficar em casa

Publicidade

“Em comparação a outros métodos, a depilação a laser é o que possui mais eficácia e maior segurança, pois a luz focada do equipamento cauteriza o pelo na raiz, matando o bulbo capilar. No entanto, o procedimento precisa ser realizado em clínicas e com profissionais especializados, pois uma má utilização do método pode acarretar queimaduras e danos gravíssimos à sua pele.”, disse.
 
Tem vontade de fazer a depilação a laser, mas tem medo? O Dr. Amilton desvendou alguns mitos e verdades desse método tão usado e desejado por homens e mulheres.

 
 
A depilação a laser não funciona em pelos loiros e brancos?
Verdade.
Quanto mais claro o pelo for, mais difícil será a sua remoção. Isso acontece porque a luz age sobre a melanina, que é o pigmento do pelo, provocando o aquecimento e destruindo o pelo, dessa forma, quanto mais claro, menos eficaz será a eficiência do laser no pelo.
 
Depilação a laser dói mais do que a depilação com cera?
Mito.
Quando foi iniciado o processo, por volta dos anos 90, a depilação a laser era dolorida, pois na época a ponteira do equipamento ainda não era refrigerada. Atualmente, a ponteira chega a -9ºc, eliminando todo o calor causado pelo procedimento e fazendo com que o processo seja praticamente indolor.
 
Não é indicado fazer depilação a laser em pele bronzeada
Verdade.
A exposição ao sol aumenta a melanina na pele, o que diminui o contraste entre a coloração da pele e do pelo, desta forma, aumenta o risco de queimaduras na área que o laser é utilizado.
 
A depilação a laser deixa a pele escura
Mito.
A depilação a laser clareia a área tratada, e após a remoção definitiva dos pelos, a ausência de atrito frequente ajuda na manutenção da tonalidade normal da pele. Devido ao calor emitido, o laser ajuda no estímulo de colágeno, tonificando a pele da região.
 
Não se deve depilar a área com outros métodos
Verdade. Arrancar os pelos pela raiz impede que o laser chegue nos folículos pilosos, dificultando o processo de depilação e não obtendo o resultado esperado.
 
Não se pode fazer depilação a laser no verão
Mito.
O processo pode ser feito em qualquer época do ano, o importante é utilizar protetor solar pelo menos duas vezes ao dia.

Publicidade