Publicidade

Esfriou: no inverno, a água quente esquenta, mas danifica a saúde dos cabelos

Viviane Coutinho, tricologista e especialista em saúde capilar, explica como a alta temperatura prejudica a vitalidade dos fios e do couro cabeludo

Reprodução / Pinterest
Reprodução / Pinterest

Com a chegada da estação, é inevitável lavar o cabelo com água quente. Porém, a alta temperatura junto ao vapor gerado pelo banho quente pode resultar em danos sérios à saúde dos cabelos. A tricologista e membro docente da Academia Brasileira de Tricologia, Viviane Coutinho, é especialista em saúde capilar, e explica porque a água quente pode ser um grande mal à vitalidade dos fios e do couro cabeludo durante o inverno.

Publicidade

Entre os fatores prejudiciais do calor da água, está a fraqueza dos fios, que consequentemente afeta na queda dos cabelos. De acordo com a tricologista, o vapor quente resulta no excesso de oleosidade dos fios, que pode gerar no efeito rebote levando ao ressecamento extremo e a perda dos fios.

O ideal é manter sempre uma rotina de cuidados e uma boa alimentação. Não é preciso tomar banho gelado em pleno inverno, mas é necessário zelar pela pelo bem-estar do cabelo, caso queira tomar banho com água quente sem danificar a saúde capilar dos fios”, indica Viviane Coutinho.

Segundo a especialista, a água quente pode ser uma inimiga dos cabelos oleosos. “A alta temperatura se torna um agravante para quem já sofre do problema porque a água quente tende a aumentar a oleosidade dos fios, o que gera em um aspecto de sujeira, ainda que o couro cabeludo esteja limpo. Isso faz com que a pessoa acabe lavando o cabelo com água quente em curtos intervalos de tempo, danificando a vitalidade dos fios”, explica.

Publicidade

Ainda de acordo com Viviane Coutinho, o banho quente também pode gerar no aparecimento ou agravamento do frizz. “Como o cabelo acaba ficando muito quebradiço, os frizz tendem a surgir. Outra consequência da água quente à saúde capilar estar atrelada aos cabelos tingidos, pois, a alta temperatura pode desbotar a cor, tanto da tinta quanto do tonalizante”, afirma a especialista.