Quando o assunto é rotina de beleza, nutricosméticos são os produtos da moda – apesar de não serem novidade no mercado! Eles são suplementos alimentares que contém proteínas, vitaminas e minerais que ajudam a evitar ou amenizar rugas, celulite e até queda de cabelo e fraqueza das unhas. A praticidade e o potencial “milagroso” renderam aos nutricosméticos o apelido de cápsulas da beleza, o que pode provocar dúvidas. É importante destacar: o produto não age sozinho. Ele precisa ser aliado a uma alimentação saudável e uso de cosméticos específicos, afinal, trata-se de um suplemento. “Os nutricosméticos, por serem de uso oral e com maior biodisponibilidade no organismo, conseguem atuar de forma direta nas células e, consequentemente, ajudam potencializar o efeito de produtos de uso tópico, como os cosméticos. Os resultados começam a aparecer após dois meses de uso”, explica Eloisa Ayres, especialista dermatologia.
De acordo com a nutricionista Andrea Santa Rosa, embaixadora da Or-ganic, “o processo de regeneração do corpo depende de vitaminas e minerais ingeridos através dos alimentos. Mas, com a correria do dia a dia, é difícil garantir a ingestão regular desses nutrientes, o que resulta em falta de energia, dificuldade para emagrecer e enfraquecimento de unhas e cabelos”, afirma. A pele e o cabelo de Maria Fernanda Cândido, que é adepta do conceito de beleza de dentro para fora, refletem seu estilo de vida. “Bebo muita água, tenho uma dieta balanceada, tomo Imedeen (nutricosmético que age diretamente na pele e é recomendado para mulheres acima dos 35 anos) há seis anos e durmo sete horas por noite”, conta.
A seguir, as especialistas esclarecem dúvidas sobre os nutricosméticos:
– É possível ingerir simultaneamente mais de um nutricosmético?
“Sim, desde que a ingestão seja recomendada por seu médico. Existem nutricosméticos para diferentes finalidades e seus efeitos podem ser complementares. Mas algumas vitaminas e minerais podem podem estar presentes em mais de uma formulação (mesmo que um dos produtos seja recomendado para o cabelo e o outro, para as unhas) e em doses muito elevadas, o que pode causar efeitos indesejados. Consulte um médico”, diz Andrea Santa Rosa.
– O uso contínuo é indicado?
“Os nutricosméticos possuem nutrientes em doses semelhantes aos alimentos. Portanto, não há contraindicação para o uso contínuo. Os resultados começam a aparecer a partir da sexta semana de uso, apesar de a proteção celular começar no primeiro dia de uso (no caso do Imedeen). Se você parar de usar, os efeitos obtidos podem ser mantidos por alguns meses, mas o tratamento é interrompido e o processo de envelhecimento, não. Ele é continuo”, argumenta Eloisa Ayres.
– Há efeitos colaterais?
Grávidas e lactentes necessitam de acompanhamento para tomar qualquer suplemento alimentar. Mas qualquer pessoa precisa atentar-se à formulação antes de iniciar o uso de um nutricosmético para evitar o consumo de componentes potencialmente alergênicos, por exemplo. “O ideal é fazer uma consulta com um profissional habilitado (nutrólogo, nutricionista ou médico esportivo) para conhecer melhor a sua estrutura física e sua composição corporal. Alinhe com o especialista quais são as suas necessidades e quais são os suplementos mais indicados para supri-las”, avalia Andrea.