Publicidade

Quer tingir os cabelos em casa? Saiba quais cuidados devem ser tomados antes e depois

A tricologista Viviane Coutinho enfatiza que é necessário preparar os fios e devolver a hidratação após o procedimento

Tricologista comenta quais cuidados devem ser tomados ao tingir o cabelo em casa – Freepik

Os salões de beleza estão fechados na maioria dos estados brasileiros, já que não fazem parte dos serviços essenciais que podem funcionar durante o período de distanciamento social, necessário para frear a disseminação no novo coronavírus.

Publicidade

Sendo assim, algumas mulheres que estavam acostumadas a fazer a manutenção constante da cor das madeixas estão ficando incomodadas com os fios brancos que já começam a aparecer. Algumas, inclusive, já apostaram na tintura caseira mesmo!

Mas, antes de tingir os cabelos, é necessário se atentar a alguns cuidados.

COMO PREPARAR OS FIOS PARA A TINTA

A tricologista Viviane Coutinho diz que os fios sofrem, diariamente, com os danos de agentes externos, como o ato de pentear, secar, o sol, poluição, entre outros. Então, antes de submeter os cabelos a uma agressão química, é necessário prepará-los. 

Publicidade

“Antes de colorir os fios, uma reposição lipídica é bem indicada, pois repomos ácidos graxos essenciais, promovendo emoliência,  saúde, beleza e saúde capilar. Então, invista em óleos vegetais, como o de abacate e o de macadâmia”, explica a especialista, que enfatiza que é necessário seguir também as recomendações do fabricante da tintura na hora de tingir a madeixa. 

+ VEJA TAMBÉM: Ansiedade e estresse podem agravar quadros de caspa e queda de cabelo; Saiba como se prevenir

HORA DE PINTAR

Publicidade

Depois de hidratar, é hora de pintar!

Segundo a tricologista, no momento da coloracão não pode haver resíduo nenhum de óleo nos fios.

Aliás, ela recomenda que a preparação seja feita dias antes da coloração ou, no máximo, no dia anterior. E que o óleo seja retirado com shampoo de limpeza intensa. 

Publicidade

+ VEJA TAMBÉM: Juliana Paes assume cabelos naturais e ensina segredo caseiro que utiliza nos cachos

DEPOIS DA COLORAÇÃO: O QUE FAZER

Depois da coloração, é preciso reparar os fios. A reconstrução capilar pode ser feita logo após o tingimento dos cabelos. 

Publicidade

“Após procedimento, os cabelos ficam mais elásticos e fragilizados. Então, é de suma importância a devolução de elementos como aminoácido e queratina para que a força não seja tão comprometida. Faça máscaras reconstrutoras. Lembrando que a escolha de cosméticos polinutritivos no dia-a-dia também favorece muito a manutenção da cor”, frisa Viviane. 


Formada há 20 anos em Fisioterapia, pós graduada em Tricologia e Terapia Capilar, certificada pela Internation Association of Trichologists, Membro e Docente da Academia Brasileira de Tricologia, a tricologista Viviane Coutinho é docente na Academia Brasileira de Tricologia, onde capacita profissionais para o mercado de beleza. Em seu consultório de reabilitação capilar, realiza tratamentos para os mais diversos problemas, da calvície ao ressecamento, passando pela caspa. Viviane tem 14 anos na aréa da Tricologia.