beleza   / Cuidado com a pele

Skincare na quarentena: saiba como cuidar da pele em casa usando café

Dermatologistas ensinam máscaras caseiras para rejuvenescer e clarear olheiras

Manequim Publicado quinta 7 maio, 2020

Dermatologistas ensinam máscaras caseiras para rejuvenescer e clarear olheiras
Pó de café pode ser um grande aliado na hora do skin care - Pixabay

Item indispensável na mesa dos brasileiros, o café tem sido muito utilizado em produtos cosméticos e rituais de beleza caseiros.

Com alto poder antioxidante – três vezes mais do que o chá verde –, ele também ajuda no combate aos radicais livres quando é ingerido.

“A cafeína estimula a queima de gordura na célula, ativa a microcirculação e funciona como firmadora e hidratante da pele. Ela deixa a pele mais firme e ameniza o aspecto de casca de laranja”, conta a dermatologista Ana Carolina Sumam.

Presente também em cremes para tornar a pele do rosto mais firme, a cafeína ainda contribui para deixar a pele mais jovem e macia. O pó é muito utilizado em máscaras faciais e até mesmo capilares.

Que tal aproveitar a quarentena para fazer algumas receitinhas caseiras?

ESFOLIAÇÃO FÁCIL E RÁPIDA

Ana Carolina Sumam explica como preparar:

"Misture uma colher de sobremesa de pó de café em uma colher de água. Para potencializar a ação, se preferir, coloque também cinco gotas de óleo essencial de café. Passe na pele, deixe agir 20 minutos e enxágue bem o rosto. O resultado é uma pele mais fresca, hidratada, jovem e suave".

Caso você queria diminuir as olheiras, o café ajuda na circulação sanguínea e descongestiona a região.

"Ele reduz o inchaço e inflamação, além de reduzir o acúmulo de sangue sob os olhos, o que contribui para melhorar as sombras escuras", complementa Natasha Crepaldi, dermatologista.

SÉRUM CLAREADOR DE OLHEIRAS

Natasha ensina também um sérum clareador de olheiras simples, que você pode fazer com ingredientes que temem casa:

“Junte uma pitada de borra de café e de pimenta do reino em uma clara de ovo. Aplique nas olheiras e deixe agir por meia hora. A pimenta do reino ajuda na contração dos vasos sanguíneos e a clara tem efeito tensor e nutritivo”.

As especialistas ressaltam que as pessoas com pele sensível ou alérgicas não devem aplicar essas máscaras, pois pode causar irritação por conta das partículas dos grãos de café moído.

“É importante reforçar que os movimentos durante a aplicação devem ser sempre leves para não agredir e nem irritar a pele”, finaliza Natasha Crepaldi.

Último acesso: 27 Sep 2021 - 02:03:21 (1042646).