Publicidade

Você tem cabelos secos? Tricologista lista 5 cuidados essenciais para manter os fios saudáveis e bonitos

Viviane Coutinho também explica a diferença entre cabelos secos e ressecados

Você tem cabelos secos? Tricologista lista 5 cuidados essenciais para manter os fios saudáveis e bonitos – Freepik / @azerbaijan_stockers

A característica principal dos cabelos secos é a falta de oleosidade natural da raiz até as pontas, sabia?

Publicidade

Essa lubrificação é produzida pela glândula sebácea e sem ela os fios ficam opacos, com frizz e desidratados. Para manter este tipo de cabelo saudável e bonito, é necessário cuidar dos fios e fazer tratamentos específicos. 
 
A primeira medida é saber diferenciar os cabelos secos e ressecados. A tricologista Viviane Coutinho explicou que, apesar deles serem parecidos, eles possuem esse aspecto por motivos diferentes. 
 
“O cabelo seco é um cabelo desidratado. A desidratação acontece muito por fatores genéticos e hormonais. Já os ressecados podem ser os quimicamente tratados, os que não se submetem a tratamentos de reposição e os que se submetem ao calor como secador e chapinha em excesso”, afirmou a profissional. 

+++ Posso doar após tomar a vacina da Covid-19? Especialista responde dúvidas sobre a doação de sangue em tempos de pandemia

+++ Variante Lambda: saiba porquê a capa que circula na América do Sul está preocupando a OMS  
“É um cabelo seco que contém um toque mais espesso e comprometimento de aspereza. Também pode ser uma condição natural dele e o ressecado, por sua vez, é momentâneo”, acrescentou.
 
A tricologista disse que o primeiro passo para ter os cabelos bonitos e saudáveis é descobrir a causa da falta de lubrificação dos fios. Ela listou os principais cuidados com os cabelos secos.
 
Tratamento para a reposição lipídica 
“Faça um plano de tratamento intensificando a reposição lipídica, caprichando na lubrificação e na emoliência dos fios. Atualmente, dispomos de ativos específicos para isso”, apontou.
 
Abuse dos óleos vegetais e produtos específicos 
“Trate com óleos vegetais de macadâmia ou abacate. Além de ativos com uma alta carga de entrega lipídica, como máscaras mais catiônicas, manteigas, máscaras mais condicionantes e finalizadores com ácidos hialurônicos”, recomendou Viviane.
 
Lave em dias alternados
Não é preciso uma frequência igual a dos cabelos oleosos. “Podemos lavar de dois em dois dias, por exemplo”, indicou.
 
Evite água quente
É necessário evitar água quente e produtos mais adstringentes na lavagem. “As altas temperaturas são inimigas dos cabelos secos”, ressaltou.
 
Use um bom protetor térmico
Sempre use protetores térmicos quando for fazer chapinha, usar o secador ou qualquer procedimento que envolve equipamentos que emitem calor.
 
“Existem planos de saúde específicos para o seu tipo de cabelo, facilitando o desembaraço e devolvendo um aspecto mais saudável”, finalizou.

Publicidade