Publicidade

Procedimentos estéticos, anestésicos tópicos e segurança: Onde estamos?

Além da segurança na hora de realizar os procedimentos estéticos, devemos nos atentar também à segurança na hora da ANESTESIA!

Procedimentos estéticos segurança
Procedimentos estéticos, anestésicos tópicos e segurança: Onde estamos? – Pexels/Gustavo Fring

Hoje mais do que nunca a beleza e bem-estar estão em alta! Para amenizar ou combater algumas alterações estéticas que nos incomodam os consultórios médicos, odontológicos e clínicas possuem inúmeras opções de tratamentos. Existem Lasers, Peelings, Microagulhamento, Botox, Depilação definitiva, Preenchimento, Bioestimuladores, entre outros. Quem nunca fez, ao menos já pensou na possibilidade de realizar um destes procedimentos, não é mesmo? Mas, além da questão do custo, um dos fatores que levam muitos de nós para longe destas soluções é o medo da DOR.

Publicidade

A utilização de anestésicos tópicos eficazes pode reduzir substancialmente a dor, eliminando-a como fator impeditivo para a realização do procedimento estético. Para um bom resultado, os anestésicos devem ser aplicados cerca de uma hora antes e garantem o conforto necessário para realização de maneira tranquila e praticamente indolor do tratamento.

Procedimentos estéticos, anestésicos tópicos e segurança: Onde estamos?

Apesar de ser um produto aplicado sobre a pele (ou seja, de uso tópico), os agentes anestésicos em pomadas, cremes, máscaras ou géis são medicamentos e possuem grande potencial para intoxicação, com sérios riscos à saúde podendo ser até mesmo letal. Dias atrás, as mídias noticiaram o caso de um jovem de apenas 33 anos que perdeu a vida por intoxicação causada pela utilização de uma pomada anestésica durante a realização de uma tatuagem.

Quando soube dessa fatalidade, fiquei dias pensando sobre o fato e o quanto era parte do meu papel trazer esse alerta de saúde pública aqui, para que eu possa conscientizar e proteger o maior número de pessoas possíveis, claro que contando com vocês para que não haja mais falta de conhecimento (de pessoas e profissionais) e o uso indiscriminado do tão útil e perigoso anestésico tópico.

Mas Ka, como é feito um anestésico e como saber se ele é seguro?

As composições industrializadas de anestésicos tópicos presentes no Brasil, em muitas vezes, não suprem a necessidade de controle da dor de determinados procedimentos estéticos, o que levam os profissionais em busca de formulações realizadas em farmácias de manipulação. Então, o farmacêutico juntamente com o médico, dentista e outros profissionais habilitados, estudam e escolhem composições de agentes anestésicos diferentes em concentrações testadas e consideradas seguras.

Publicidade

Além destes parâmetros, a quantidade de anestésico que será aplicado na pele, o tamanho da área de aplicação (a exemplo do caso das norte americanas que faleceram após a utilização de dois tubos de anestésicos em toda extensão da perna para realizar depilação a laser) e a integridade da pele (no caso do tatuador o anestésico além de ser aplicado em área extensa, o medicamento não foi retirado durante o procedimento, portanto, ao ferir a pele para depositar o pigmento, o anestésico pode permear com muito mais facilidade e atingir em proporções maiores a corrente sanguínea causando a intoxicação) devem ser analisados para evitar qualquer tipo de risco para o paciente.

Para que vocês se submetam a procedimentos estéticos sem dor e com SEGURANÇA, segue um guia sobre a utilização de anestésicos tópicos.

Guia

1- Não compre e nem utilize estes produtos sem a prescrição e orientação de um profissional da saúde habilitado e que você confie.

Publicidade

2- Nunca aplique em pele lesada, isso aumenta a absorção e consequentemente o risco de intoxicação.

3- Lave a pele antes de realizar o procedimento. Muitos dos procedimentos estéticos ferem a pele durante a sua execução, o que aumenta a permeação do anestésico e seus potenciais riscos.

4- Se comprar um anestésico por orientação de um profissional, nunca “empreste” ou utilize em outra pessoa.

Publicidade

5- Se comprar um anestésico por orientação de um profissional, nunca utilize o que restou para outra finalidade sem orientação de um profissional da saúde.

6- Não utilize grandes quantidades e nem em áreas extensas como costas, braços ou pernas.

Se cuide! Afinal, da mesma maneira que nem tudo que é natural é inócuo, nem tudo que é de aplicar na pele é isento de riscos graves a sua saúde.

Publicidade

Mais uma vez: conhecimento e segurança na hora de realizar os procedimentos estéticos é tudo né pessoal? Contem comigo 😉

 

**

Karina Soeiro

Farmacêutica, Biomédica, Mestre em Ciências Farmacêuticas pela USP, professora universitária e palestrante internacional em conferências e cursos médicos e farmacêuticos. Consultora em pesquisa e desenvolvimento de dermocosméticos para farmácias de manipulação e marcas Brasileiras, Norte Americanas e Alemã. CEO da farmácia de manipulação Apotheka e fundadora da Cosmeteria Gourmet, marca de cosmecêuticos inspirada na confeitaria. Karina é também criadora do primeiro clube de inovação para farmacêuticos, o Innovation Club.

Siga a Manequim no app Helo e receba todas as notícias do site de forma rápida e fácil de ler!