Testeira
  coluna-luigi-moretto   / Veneno para os fios!

Alumínio, chumbo, mercúrio: saiba onde estão presentes e como esses e outros metais prejudicam a saúde dos fios

Risco de quebra e coloração indesejada estão entre os problemas que os metais presentes na água do chuveiro comum podem trazer para as madeixas; entenda mais na coluna desta semana de Luigi Moretto

MANEQUIM Publicado quinta 29 julho, 2021

Risco de quebra e coloração indesejada estão entre os problemas que os metais presentes na água do chuveiro comum podem trazer para as madeixas; entenda mais na coluna desta semana de Luigi Moretto
Alumínio, chumbo, mercúrio... Saiba onde estão presentes e como esses e outros metais prejudicam a saúde dos fios de cabelo - Freepik / drobotdean

Alumínio, cobre, ferro, chumbo e mercúrio. Provavelmente você já ouviu falar muito deles, talvez só não saiba o quanto esses agentes tóxicos estão associados aos malefícios dos cabelos. Isso acontece porque quando são depositados nos fios, é como se a mecha 'fritasse', já que as moléculas desses metais entram na fibra do cabelo e alteram inclusive a cor, além de danificar – e muito – toda a cabeleira.

A intoxicação por esses agentes pode, também, ser causada por uma exposição aguda ou de longos períodos de exposição ao agente que pode vir desde a água, em que os fios são lavados ou em alguns produtos cosméticos ou tinturas. 

O resultado desta intoxicação é a quebra, aumento da porosidade capilar, alteração ou oxidação da cor. Com o passar do tempo, o acúmulo de partículas de metais nos fios pode, também, reduzir o poder de ação de alguns tratamentos, como procedimentos de hidratação, por exemplo.

Embora não seja possível evitar o contato dos metais presentes na água com os fios de cabelo, há algumas formas de remover o excesso de partículas da fibra. Para isso, é preciso fazer um diagnóstico capilar com um profissional para avaliar o estado de saúde do seu fio.

Em alguns casos, um processo de detox dos fios com produtos profissionais desenvolvidos especialmente para neutralizar essas partículas de metal no interior do cabelo, podem evitar a oxidação e salvar os fios de qualquer dano. Esses produtos são conhecidos como aquele que possuem um importante ingrediente chamado Glicoamina - uma molécula patenteada capaz de encontrar e neutralizar o metal acumulado no interior da fibra capilar. 

O melhor deste cuidado todo é que você vai acabar com a porosidade capilar, que também facilita a penetração do metal no cabelo, por isso, mantê-lo sempre saudável e com as cutículas seladas é um método de prevenção eficaz para a beleza e saúde das madeixas. Seus cabelos agradecem!


Luigi Moretto, colunista da Manequim, é hair stylist especialista em colorimetria desde 2009 e escolheu essa profissão puramente por PAIXÃO.

Teremos novos conteúdos sobre tendências no mundo da beleza toda quinta-feira aqui na coluna do profissional!

"Costumo dizer que não fui eu quem escolheu ser um hair stylist, foi a profissão que me adotou pelo meu amor ao que faço. Enfermeiro de formação desde 2005, a minha paixão pelos cuidados com a saúde e com a beleza se misturaram com a minha vocação e me fizeram trocar os hospitais para tratar de saúde no meu salão, na Rua da Consolação, em SP, no ano de 2009.

De lá pra cá foram incontáveis cursos, especializações e workshops com profissionais nacionais e internacionais sempre mantendo o meu foco principal em colorimetria, cortes e criação de tendências. 

Quero usar de tudo o que já sei e o que ainda vou aprender para compartilhar com vocês semanalmente por aqui. Divida comigo as suas dúvidas, vamos falar sobre tendências, sobre auto cuidado, sobre auto estima e, sobretudo: vamos nos cuidar. Saúde e beleza, para todos nós!

Sejam muito bem-vindos".

Último acesso: 22 Oct 2021 - 16:36:00 (1044848).