Publicidade
Reprodução/ Canva

Lavar os fios é uma necessidade básica para qualquer tipos de cabelos, mas a água que cai do chuveiro pode ser ofensiva aos fios, já que a qualidade da mesma pode afetar a aparência e a textura das madeixas.

Publicidade

E isso não tem a ver só com a temperatura da água, os malefícios estão ligados ao tipo de encanamento, do tratamento da água e do PH. Isso porque, o PH afeta a oleosidade natural dos cabelos. Águas mais alcalinas, por exemplo, removem a oleosidade protetora, desgastando até mesmo os fios sem química.

A água do chuveiro pode estar prejudicando a saúde dos seus cabelos? Entenda porquê acontece e como resolver:

É também o pH mais alcalino que faz com que as cutículas dos fios fiquem abertas, adquirindo a textura mais porosa. Em países da Europa e nos Estados Unidos, a água apresenta essa característica. 

Já em países como Argentina, a água conta com maior concentração de sódio. Esse componente é prejudicial ao couro cabeludo, podendo causar irritação e diminuindo o brilho dos cabelos. 

Por outro lado, em locais onde o pH da água é mais básico e a sua composição mineral é mais pura, pode-se sentir que os cabelos ficam mais brilhantes e sedosos.

Publicidade

Teste o PH da água do chuveiro:

Pegue algumas folhas de repolho roxo (30 g) e corte em fatias bem pequenas, coloque para cozinhar com uma quantidade de água igual ao de folhas picadas (aproximadamente 150 ml). Deixe ferver por 15 minutos e espere esfriar. Use uma peneira e tente extrair toda água que ainda restou em um recipiente limpo. 

Para medir, adicione algumas gotas do extrato de repolho roxo em cerca de 5 ml da solução que se deseja medir. A partir da cor que a mistura tiver, você saberá se ela é básica ou ácida. Para visualizar melhor as cores, coloque na frente de uma folha ou parede branca e tenha atenção para a tabela de resultados:

Publicidade
Cor pH
Vermelho 2 a 4            ÁCIDO
Violeta 6                 NEUTRO
Azul 7 a 9            ALCALINO
Verde  10 a 12        ALCALINO 

 

Uma maneira mais simples para medir é utilizar os medidores portáteis de pH ou as fitas medidoras de pH que são facilmente comercializadas. 

Outro fator bem importante é o cloro presente na água do chuveiro, que pode penetrar nos cabelos, tornando-os mais secos, quebradiços e sem brilho. Nestes casos, a solução é o uso de filtros de chuveiro que ajudam a reduzir esses efeitos negativos, proporcionando uma água mais pura e equilibrada para lavar os cabelos.

Publicidade

No mais, se ainda não está possível alterar a água do seu chuveiro para uma mais saudável para os seus cabelos, é mais do que essencial investir em um ciclo de hidratação, nutrição e reconstrução. Só esses procedimentos vão garantir que a fibra capilar permaneça saudável e protegida contra os elementos químicos presentes na água do chuveiro.

Cuide dos seus fios!

Publicidade