Testeira

Argan? Karité? Jojoba? A verdade sobre os óleos mais comuns do mercado para os cabelos 

Na coluna desta semana, Luigi Moretto te ajuda a escolher o óleo perfeito para as suas madeixas precisam

LUIGI MORETTO Publicado quinta 23 setembro, 2021

Na coluna desta semana, Luigi Moretto te ajuda a escolher o óleo perfeito para as suas madeixas precisam
Hairstylist Luigi Moretto te ajuda a escolher o óleo perfeito para as suas madeixas precisam - FREEPIK

Seja para dar brilho, reparar danos, proteger contra as abrasões causadas pelo secador e o ferro, prevenir o frizz, desembaraçar e suavizar, reduzir o volume, e aumentar a saúde dos cabelos de modo geral, os óleos capilares trazem benefícios específicos em cada um deles.  

Vamos compreender o que tem por trás dos três mais queridinhos disponíveis no mercado para compreender exatamente a maneira de usá-los.  

Lições básicas:  

VERSÕES PURAS: A lição número #1 que é preciso entender é em relação à pureza. Só os óleos puros apresentam componentes benéficos em percentagens mais elevadas e o produto será isento de parabenos e outros agentes que reduzem a saúde dos fios.  

VERSÕES SECAS: O óleo seco é o que será absorvido mais rápido e melhor -- e não deixa os fios oleosos. 


Agora vamos aos tipos!

ÓLEO DE ARGAN 

O que contem? Vitamina E, ômega 3, 6 e 9, vários antioxidantes, beta-carotenóides e fitoesteróis;

Para que serve? Hidratar o couro cabeludo, para reparar danos, fechar as pontas, devolver brilho e maciez;

Como usar? Colocar algumas gotas na palma da mão e esfregar uma mão na outra. Em seguida ir penteando os cabelos com os dedos;

Pode usar com o cabelo molhado, úmido ou seco, mas nunca quente do secador.  

 

MANTEIGA DE KARITÉ 

O que contem? Óleos essenciais, fitoesteróis, vitaminas A, D, E e F;

Para que serve? Restaura o folículo piloso e os cabelos opacos, ásperos e enfraquecidos além de reduzir a caspa e conter ainda tem propriedades anti-irritantes e antiinflamatórias;

Como usar? Antes de utilizar o calor da prancha e do secador já que é para ser passado nas pontas para selar a cutícula.

 

ÓLEO DE JOJOBA 

O que contem? Vitaminas A, B1, B2 e E, ácido mirístico, mas sua composição é quase que exclusivamente dada pela ceramida, presente em 96% do óleo;

Para que serve? Regular a secreção de sebo ou óleo no couro cabeludo, respeitando o pH e combatendo a caspa;

Como usar? Colocar algumas gotinhas na palma da mão, esfregar uma na outra e aplicar nas pontas dos fios após o uso do secador e chapinha.

Agora que você já aprendeu, descubra o que o seu cabelo precisa e coloquem um óleo na sua rotina. Os resultados serão incríveis, eu garanto! 


Luigi Moretto, colunista da Manequim, é hair stylist especialista em colorimetria desde 2009 e escolheu essa profissão puramente por PAIXÃO.

Teremos novos conteúdos sobre tendências no mundo da beleza toda quinta-feira aqui na coluna do profissional!

"Costumo dizer que não fui eu quem escolheu ser um hair stylist, foi a profissão que me adotou pelo meu amor ao que faço. Enfermeiro de formação desde 2005, a minha paixão pelos cuidados com a saúde e com a beleza se misturaram com a minha vocação e me fizeram trocar os hospitais para tratar de saúde no meu salão, na Rua da Consolação, em SP, no ano de 2009.

De lá pra cá foram incontáveis cursos, especializações e workshops com profissionais nacionais e internacionais sempre mantendo o meu foco principal em colorimetria, cortes e criação de tendências. 

Quero usar de tudo o que já sei e o que ainda vou aprender para compartilhar com vocês semanalmente por aqui. Divida comigo as suas dúvidas, vamos falar sobre tendências, sobre auto cuidado, sobre auto estima e, sobretudo: vamos nos cuidar. Saúde e beleza, para todos nós!

Último acesso: 05 Dec 2021 - 22:42:44 (1045256).