Testeira
  coluna-luigi-moretto   / Dica do profissional

Assumiu o cabelo natural, de uma vez por todas? Saiba como cuidar dos fios para manter o volume belíssimo

Na coluna desta semana, Luigi Moretto reflete: "Teve o tempo do permanente, do alisado, da chapinha japonesa, da progressiva, do botox capilar... E ainda vem muita coisa por aí, mas, de uns tempos pra cá o que mais se tem visto por aí são os cabelos naturais"

LUIGI MORETTO Publicado quinta 21 outubro, 2021

Na coluna desta semana, Luigi Moretto reflete:
Aline Campos, Juliana Paes e Fafá de Belém assumiram os fios naturais nos últimos tempos; inspire-se - Instagram/ @soualinecampos/ @julianapaes/ @fafadbelem

Impulsionadas pela pandemia - que fez muita dar um tempo nas idas aos salões - muitas mulheres passaram por processo de transição capilar para poderem se olhar no espelho e verem refletir ali os fios exatamente como eles vieram ao mundo. Teve também quem não foi forçada pela pandemia, mas viu os fios mais naturais nas cabeleiras pelas ruas e resolveu se jogar nessa.

Particularmente, eu acho que são bem mais bonitos!

Mas, como o que mais importa é que você se olhe no espelho e se sinta bem com o que vê e ainda consiga driblar a correria do dia a dia, eu quero falar hoje sobre VOLUME.

Tem que o ame, tem quem odeie. Mas o fato é que quando o volume dos cabelos fica na medida certa, muita gente já começa a amar os fios – estejam eles lisos ou enrolados. Então, papel e caneta na mão e mãos à obra para colocar em prática essas dicas especiais.

+++ Mulher de fases: para cada etapa da vida, um novo cuidado com o cabelo

Entenda a importância de cortar

Existe um método bem especial de cortar, conhecido como corte de cabelo invisível, em que a queda natural do cabelo é respeitada e faz com que se mova lindamente. Os queridos para trazer movimento são o bob longo ou o bob desfocado.

Lavagens

Nem muito, nem pouco: no máximo uma vez ao dia e no mínimo 4 vezes na semana. Quando os cabelos são lavados com muita frequência corre o risco de a oleosidade natural ser removida, já que isso pode forçar as glândulas sebáceas da cabeça a produzirem ainda mais oleosidade, deixando o cabelo liso e difícil de levantar.

E não esqueça: condicionador ou máscara devem ser usados na medida exata, apenas uma pequena pincelada nas pontas e sempre tente lavar em água mais sempre a menos de 30 °C, assim ajuda na revigorarão e aumenta o brilho.

+++ Argan? Karité? Jojoba? A verdade sobre os óleos mais comuns do mercado para os cabelos 

Secagem 

A pré-secagem deve começar na toalha, esfregando os fios suavemente. Em seguida, amasse-os com os dedos e deixe-os secar livremente pelo maior tempo possível. Se o uso do secador for indispensável, pense no truque básico: de cabeça baixa, seque no modo morno levantando delicadamente as raízes com os dedos, depois termine de secar com ar frio.

Penteado despenteado

O mais despojado possível é o grande centro das tendências, por isso, troque a escova ou do pente pelos seus dedos. 

Os produtos certos

Shampoos e condicionadores sem silicone são os mais indicados e para modelar, prefira uma mousse volumizante nos cabelos úmidos e evite produtos como gel ou cera, que tendem a achatar o cabelo, além de danificá-lo.


Luigi Moretto, colunista da Manequim, é hair stylist especialista em colorimetria desde 2009 e escolheu essa profissão puramente por PAIXÃO.

Teremos novos conteúdos sobre tendências no mundo da beleza toda quinta-feira aqui na coluna do profissional!

"Costumo dizer que não fui eu quem escolheu ser um hair stylist, foi a profissão que me adotou pelo meu amor ao que faço. Enfermeiro de formação desde 2005, a minha paixão pelos cuidados com a saúde e com a beleza se misturaram com a minha vocação e me fizeram trocar os hospitais para tratar de saúde no meu salão, na Rua da Consolação, em SP, no ano de 2009.

De lá pra cá foram incontáveis cursos, especializações e workshops com profissionais nacionais e internacionais sempre mantendo o meu foco principal em colorimetria, cortes e criação de tendências. 

Quero usar de tudo o que já sei e o que ainda vou aprender para compartilhar com vocês semanalmente por aqui. Divida comigo as suas dúvidas, vamos falar sobre tendências, sobre auto cuidado, sobre auto estima e, sobretudo: vamos nos cuidar. Saúde e beleza, para todos nós!

Último acesso: 27 Nov 2021 - 00:03:13 (1045495).