Testeira

Bubble Hair: as bolhas de ar que saem dos equipamentos que emitem calor nos cabelos

Na coluna desta semana, Luigi Moretto conta um pouco sobre o perigo de não preparar os fios antes de serem submetidos aos secadores, chapinhas e modeladores

Luigi Moretto Publicado quinta 16 setembro, 2021

Na coluna desta semana, Luigi Moretto conta um pouco sobre o perigo de não preparar os fios antes de serem submetidos aos secadores, chapinhas e modeladores
Luigi Moretto explica o que são as bolhas de ar que saem dos secadores e chapinhas - Freepik

Secador, chapinha, babyliss ou modelador de cachos. Em casa ou no salão, a maioria das mulheres adoram os afeitos desses aparelhinhos mágicos. Mas, quem não prepara os cabelos antes de submeter os fios ao calor, pode estar sujeito ao "bubble hair" – bolhas de ar que se formam nas hastes dos cabelos por danos térmicos.  

Isso acontece porque as fibras do cabelo contêm espaços cheios de ar, chamados vacúolos, e quando os fios estão molhados após a lavagem, esses espaços se enchem de água que ao entrar em contato com o calor dos equipamentos, a água vaporiza e expande esses vacúolos, formando as bolhas.

+++ ''Devo lavar meu cabelo todos os dias?'': identifique seu tipo de fio e descubra a resposta

Esse processo enfraquece os fios, favorece a quebra capilar e deixa os cabelos com aspecto mais áspero e ressecado.  

Para que essa bomba, ou melhor, bolha não estoure em suas mãos – ou na sua cabeça - a grande dica é se prevenir e para isso, algumas regrinhas são essenciais: 

Usar, sempre, um creme sem enxague pós-lavagem com protetor térmico que faz uma barreira ao redor dos fios; 

Secador: respeite a distância de 20 centímetros entre os fios e o aparelho;

+++ Quantos fios crescem por dia no nosso cabelo? Luigi Moretto conta!

Babyliss, chapinha e modeladores: jamais utiliza-los com os cabelos úmidos, sempre usar com as madeixas 100% secas; 

Nunca use nenhum equipamento na temperatura máxima que ele oferece; 

Não os use diariamente; 

Corte e hidrate os fios regularmente.


Luigi Moretto, colunista da Manequim, é hair stylist especialista em colorimetria desde 2009 e escolheu essa profissão puramente por PAIXÃO.

Teremos novos conteúdos sobre tendências no mundo da beleza toda quinta-feira aqui na coluna do profissional!

"Costumo dizer que não fui eu quem escolheu ser um hair stylist, foi a profissão que me adotou pelo meu amor ao que faço. Enfermeiro de formação desde 2005, a minha paixão pelos cuidados com a saúde e com a beleza se misturaram com a minha vocação e me fizeram trocar os hospitais para tratar de saúde no meu salão, na Rua da Consolação, em SP, no ano de 2009.

De lá pra cá foram incontáveis cursos, especializações e workshops com profissionais nacionais e internacionais sempre mantendo o meu foco principal em colorimetria, cortes e criação de tendências. 

Quero usar de tudo o que já sei e o que ainda vou aprender para compartilhar com vocês semanalmente por aqui. Divida comigo as suas dúvidas, vamos falar sobre tendências, sobre auto cuidado, sobre auto estima e, sobretudo: vamos nos cuidar. Saúde e beleza, para todos nós!

Último acesso: 26 Nov 2021 - 23:05:08 (1045194).