Testeira

Cabelos de primavera! Quais cuidados devo tomar com os fios na estação mais florida do ano?

Na coluna desta semana, o Hair Stylist Luigi Moretto mostrou o que podemos e não podemos fazer com as madeixas a partir da chegada gradual do calor

Luigi Moretto Publicado quinta 28 outubro, 2021

Na coluna desta semana, o Hair Stylist Luigi Moretto mostrou o que podemos e não podemos fazer com as madeixas a partir da chegada gradual do calor
Cabelos de primavera! Quais cuidados devo tomar com os fios na estação mais florida do ano? - Freepik / marymarkevich

A estação mais florida do ano não pode deixar de enfeitar também a sua cabeleira. As vésperas da chegada do verão intenso e da 'destruição' dos fios pela água de mar e piscina, pelo excesso de lavagens e penduricalhos para amarrar os fios e refrescar a nuca, é hora de cuidar (mais do que nunca) das madeixas.

Embora essa não seja uma estação com temperaturas tão altas quanto o verão, é natural que haja um aumento do calor em relação ao inverno, por isso, não podemos negligenciar a saúde capilar, já que o cabelo tende a ficar mais seco e desidratado durante essa estação em decorrência da alta influência dos raios UV.

Por isso, ela não pode faltar: a hidratação capilar. Sim, ela está em todas as fases do ano e é essencial principalmente nas estações mais quentes. Vale utilizar máscaras e ampolas hidratantes para dar um fôlego aos cabelos. É importante que as madeixas tenham condições para enfrentar as agressões de agentes externos. Sem esquecer, claro, de aumentar o consumo de água, já que a hidratação também deve vir de dentro para fora, e potencializar ainda mais a alimentação -- rica em nutrientes.

Não saia no sol sem um chapéu. Muita gente gosta do efeito que o sol proporciona a falsa sensação de iluminação. Isso é sinal de cabelo queimado pelos raios solares e o sol pode ser muito maléfico para a saúde da pele e do cabelo quando ficamos expostos diretamente durante muito tempo. 

É hora também de aproveitar os dias mais quentes é deixar de lado um pouquinho o secador e a chapinha. Se o calor já é por si só um grande inimigo do cabelo na primavera, imagine quando acrescentamos as altas temperaturas desses dois objetos diariamente? Por isso, sempre que possível, deixe seus fios secarem naturalmente e, quando resolver optar por utilizar o secador e a chapinha, não se esqueça de aplicar um protetor térmico para diminuir o fator de agressão causado pelo calor que emana desses dois objetos.

E claro, com a temporada de praias e piscinas abertas, lembre-se sempre de lavar bem o cabelo para evitar os danos causados por esses agentes externos. O ideal seria enxaguar com água doce fresca cada vez que sair do mar ou da piscina para que tanto o sol quanto o cloro e o sal sejam lavados e não tenham tempo de agir nos fios.

Bons cuidados e boa primavera! Nos vemos na semana que vem!


Luigi Moretto, colunista da Manequim, é hair stylist especialista em colorimetria desde 2009 e escolheu essa profissão puramente por PAIXÃO.

Teremos novos conteúdos sobre tendências no mundo da beleza toda quinta-feira aqui na coluna do profissional!

"Costumo dizer que não fui eu quem escolheu ser um hair stylist, foi a profissão que me adotou pelo meu amor ao que faço. Enfermeiro de formação desde 2005, a minha paixão pelos cuidados com a saúde e com a beleza se misturaram com a minha vocação e me fizeram trocar os hospitais para tratar de saúde no meu salão, na Rua da Consolação, em SP, no ano de 2009.

De lá pra cá foram incontáveis cursos, especializações e workshops com profissionais nacionais e internacionais sempre mantendo o meu foco principal em colorimetria, cortes e criação de tendências. 

Quero usar de tudo o que já sei e o que ainda vou aprender para compartilhar com vocês semanalmente por aqui. Divida comigo as suas dúvidas, vamos falar sobre tendências, sobre auto cuidado, sobre auto estima e, sobretudo: vamos nos cuidar. Saúde e beleza, para todos nós!".

Último acesso: 27 Nov 2021 - 00:12:36 (1045572).