Publicidade

Cabelos secos, com frizz e sem brilho? Saiba como reverter!

As temperaturas e ar mais seco desta temporada de inverno podem causar diversos danos aos cabelos, mas temos a solução de como cuidar e reverter esses problemas: 

Cabelos secos, com frizz e sem brilho? Saiba como reverter! – Freepik

Se o corpo todo e a pele sentem os prejuízos dos dias mais frios e secos de inverno, com os cabelos não poderia ser diferente. As maiores queixas estão quanto ao ressecamento, o frizz e a falta de brilho das madeixas nesta estação. Por isso é tão importante entender por que cada um desses problemas acontece e como revertê-los.

Publicidade

As temperaturas e ar mais seco desta temporada de inverno podem causar diversos danos aos cabelos, mas temos a solução de como cuidar e reverter esses problemas:

Frizz

O frizz pode aparecer com mais frequência no inverno por conta do uso aumentado de secadores e ferramentas de calor sem o uso de produtos reparador de pontas ou protetor térmico. São esses produtos que formam uma película protetora no fio, fazendo com que ele não retenha umidade, por isso não dá pra esquecer de usá-los todos os dias após a lavagem dos cabelos e antes de colocar as madeixas em contato com os aparelhos de calor. Mas atenção: Apesar de muito indicado, a quantidade do leave-in precisa ser controlada. Quando são utilizados em excesso, eles pesam os fios e sobrecarregam o couro cabeludo com muita umidade e isso pode abrir portas para causar a dermatite seborreica (a famosa caspa).

 

Fios ressecados

Publicidade

Usar uma boa máscara de hidratação no chuveiro e deixar agir por cerca de 5 minutos ajuda o cabelo a absorver melhor os nutrientes do produto e devolver a ele a água e os nutrientes perdidos. Para reconstrução dos fios mais danificados, a dica é apostar em máscaras ricas em óleos e manteigas para repor os lipídios da fibra capilar e selar os fios para que não perca a hidratação feita.

Há ainda alguns ativos como ácido hialurônico, óleos de origem vegetal (coco, macadâmia, linhaça, argan, tamanu, camelina) e proteínas, como queratina e aminoácidos que devem compor esses produtos utilizados na hidratação e na reconstrução.

Caspa e descamação do couro cabeludo

Publicidade

É natural que o couro cabeludo produza mais oleosidade no tempo mais seco na tentativa de proteger os fios dos prejuízos desta estação. Há um aumento da produção de secreção pelas glândulas sebáceas pelo clima e devido aos banhos mais quentes. Essa oleosidade natural, apresar de manter as madeixas mais hidratadas, pode colaborar para o surgimento de algumas patologias muito comuns no couro cabeludo como caspa, seborreia, dermatite, entre outras.

Para ajudar a manter a saúde do couro cabeludo a aposta deve ser na umectação feita com óleos vegetais puros e óleos essenciais como o de lavanda, por exemplo, que possui tem ação anti-inflamatória e calmante e previne as irritações e descamações.

Cuide dos seus cabelos e aproveite o inverno!

Publicidade