Testeira
  coluna-luigi-moretto   / Cuidados com as madeixas

Fios danificados? Hair stylist aponta 8 regras básicas para manter os cabelos com química saudáveis

Colunista da Manequim, Luigi Moretto mostrou passo a passo de como cuidador dos fios quimicamente danificados a partir de dicas simples quem devem ser implementadas no seu dia a dia

MANEQUIM Publicado quinta 8 abril, 2021

Colunista da Manequim, Luigi Moretto mostrou passo a passo de como cuidador dos fios quimicamente danificados a partir de dicas simples quem devem ser implementadas no seu dia a dia
Hair stylist aponta 8 regras básicas para manter os cabelos com química saudáveis - Freepik / cookie_studio

As madeixas pintadas, alisadas ou relaxadas merecem cuidados ainda mais intensos, afinal, a facilidade de ressecar, quebrar ou ganhar pontas duplas é bem maior. Por isso, quero compartilhar com vocês hoje algumas dicas básicas para manter os fios em plena saúde, sem deixar de lado as tinturas que tanto agradam às mulheres. Anote aí:

Regra 1: Hidratação

A hidratação capilar é básica até para quem não usa colorações e pode ser feita com qualquer tipo de máscara. Elas são responsáveis por repor a água e os nutrientes dos fios sedentos. Se os fios estão secos, ressecados e opacos por conta da química, os produtos à base de manteigas e óleos vegetais devolvem os lipídios do cabelo, que são responsáveis por produzir a oleosidade natural que os mantêm sempre hidratados. Um exemplo para uma hidratação básica é o conhecido óleo de coco.

Regra 2: Reconstrução

Esse é o tratamento que devolve as proteínas naturais dos cabelos que passaram por processos químicos e sofrem com queda e quebra. O procedimento pode ser feito de duas maneiras: com a queratina líquida ou usar uma máscara reconstrutora. Por ser pura e líquida, a queratina é mais rápida e eficaz e traz um efeito quase que imediato, mas atenção: queratina líquida tem que ser utilizada com cautela e de preferência misturada em uma máscara, já que ela pode enrijecer muito o cabelo e consequentemente provocar a quebra dele. E não pode ser usada em excesso! Busque ajuda especializada para este uso, combinado?

Regra 3: Específicos para descolorações 

Para as adeptas do cabelão loiro e bem tratado, aquele tom amarelado desagradável pode por tudo por água abaixo. Por isso, o shampoo desamarelador e uma máscara matizadora, de preferência da mesma marca, são dois itens indispensáveis para cuidar de verdade das madeixas claras.

Regra 4: Protetor térmico antes de usar aparelhos que emitem calor

Para quem não vive sem secador, chapinhas e afins a dica é aplicar o spray de proteção térmica dos fios, separando os cabelos úmidos em mechas para que nenhum fique de fora. Aplique de cima para baixo do comprimento, com duas ou três borrifadas em cada lugar. Quando terminar, penteie os cabelos, para auxiliar na distribuição homogênea do produto. Isso garantirá que o calor não queime os fios. 

Regra 5: Jato frio

Após utilizar o secador, os cabelos ainda permanecem muito quentes. Isto significa que o efeito do calor continua agindo sobre eles. Para minimizar essa alta temperatura que pode prejudicar os fios, um jato de ar frio do próprio secador sobre os cabelos ajuda a evitar que o calor continue agindo e prejudique a saúde dos cabelos. 

Regra 6: Escolher o shampoo certo 

Shampoos para caspa são ótimos para a limpeza do couro cabeludo, mesmo para quem não sofre com esse problema. 
Se o problema for um cabelo pesado, sem balanço e com a raiz oleosa, vale apostar em um shampoo apenas hidratante, à base de vitaminas e óleos essenciais.

Para os fios ásperos, opacos, rígidos e que quebram com facilidade, a dica são os cosméticos ricos em queratina e aminoácidos que fortalecem a estrutura mais interna da fibra capilar. 

Para esse shampoos específicos o segredo é usá-los de forma alternada com os neutros básicos, já que eles contêm menos agentes condicionantes e, portanto, diminuem o acúmulo de resíduo. 

Regra 7: Condicionando os fios

Para usar condicionador a regra de aplicá-lo apenas no comprimento e nas pontas. Isso evita que o couro cabeludo fique oleoso e evita o aparecimento da caspa que ainda pode enfraquecer o fio.

Regra 8: Cremes sem enxague e finalizadores 

Na hora de usar os cremes sem enxágue, a regra é não exagerar e não aplicar mais do que a proporção de uma moedinha.


Luigi Moretto, colunista da Manequim, é hair stylist especialista em colorimetria desde 2009 e escolheu essa profissão puramente por PAIXÃO.

Teremos novos conteúdos sobre tendências no mundo da beleza toda quinta-feira aqui na coluna do profissional!

"Costumo dizer que não fui eu quem escolheu ser um hair stylist, foi a profissão que me adotou pelo meu amor ao que faço. Enfermeiro de formação desde 2005, a minha paixão pelos cuidados com a saúde e com a beleza se misturaram com a minha vocação e me fizeram trocar os hospitais para tratar de saúde no meu salão, na Rua da Consolação, em SP, no ano de 2009.

De lá pra cá foram incontáveis cursos, especializações e workshops com profissionais nacionais e internacionais sempre mantendo o meu foco principal em colorimetria, cortes e criação de tendências. 

Quero usar de tudo o que já sei e o que ainda vou aprender para compartilhar com vocês semanalmente por aqui. Divida comigo as suas dúvidas, vamos falar sobre tendências, sobre auto cuidado, sobre auto estima e, sobretudo: vamos nos cuidar. Saúde e beleza, para todos nós!

Sejam muito bem-vindos".

Último acesso: 19 Oct 2021 - 12:05:14 (1044104).