Publicidade

Guia de cuidados noturnos com os cabelos: o que pode e o que não se deve fazer

Na coluna desta semana, Luigi Moretto indica quais cuidados noturnos precisamos ter com cada tipo de fio de cabelo; confira o seu agora mesmo!

Guia de cuidados noturnos com os cabelos: o que pode e o que não se deve fazer
Guia de cuidados noturnos com os cabelos: o que pode e o que não se deve fazer – FREEPIK

Há, sim, muitos prós dentre as opções de tratamentos noturnos, mas há também os contras. Antes de sair por aí abusando de cremes e óleos que prometem tratar os fios enquanto você dorme, vamos compreender cada um deles neste guia especial que preparei para vocês.

Publicidade

Daí, sim, será possível aproveitar muito bem os benefícios.

A primeira lição a aprender é que se você não possui queixas capilares, se não sofre com o frizz quando levanta da cama e se o seu cabelo está saudável, não é necessário fazer tratamentos noturnos.

Cuidados noturnos com os cabelos

Touca

Dormir com a touca de cetim pode ser uma grande salvação, mas cuidado com o que você passa nos fios antes de colocá-la. Quero lembrar que o tecido de cetim não provoca atrito entre os fios, o que deixa as cutículas mais fechadas e o cabelo mais forte, mas nada de usar óleos capilares antes de colocar ela na cabeça, já que o produto abafa os fios. Se quiser usar algo para intensificar a ação da touca, a dica é apostar nas máscaras de proteína de uma a duas vezes na semana.

Bruma capilar

A bruma capilar é indicada para hidratação dos fios e vale muito o uso à noite antes de ir para a cama, principalmente para os cabelos agredidos pelo sol, escovas progressivas, tinturas entre outras. As opções de produtos com redensificadores e ativos veganos aumentam as ligações de pontos de hidrogênio entre a cutícula e o fio e, com isso, ativam um sistema de reparação de danos. Assim, conferem um aspecto limpo, brilhoso e também controla o frizz do cabelo.

Publicidade

Seco ou sujo

Se não está com tempo para secar, prefira dormir com os fios sujos, mas nunca lave e caia na cama, pois o cabelo molhado enfraquece o fio e pode aumentar a colonização fúngica no couro cabeludo.

Você deve estar aí se perguntando se as regrinhas servem para qualquer tipo de cabelo. Não, não servem!

Agora é hora de se identificar com os seus fios e seguir à risca

Os lisos devem ser escovados antes de dormir e é preciso aplicar sérum ou máscara de preferência antes de colocar a touca.

Publicidade

Nos cacheados, deve-se ter o mesmo cuidado, sempre incluindo produtos que garantem uma nutrição com aminoácidos, que penetram de maneira melhor nos fios. Para as cacheadas que não queiram usar a touca de cetim, a dica é usar mais óleos de umectação.

Já nos fios crespos, podem usar óleo de umectação duas vezes na semana e não prender ou fazer tranças para deitar.

Todos os tipos de fios podem usar máscaras de origem vegetal diariamente. Elas podem ser aquelas com séruns anti-queda, com medicamentos ou anti-frizz ou óleos vegetais como o de melaleuca.

Publicidade

Por fim, quero ainda deixar uma atenção especial: A hidratação noturna exagerada ou aplicação de produtos por horas podem causar efeito rebote. A maioria dos shampoos, condicionadores e máscaras para cabelos secos contém silicone e, quando usadas em excesso, se acumulam nos fios e deixam o cabelo pesado e sem vida, ao invés de um brilhante e macio.

Considere investir em produtos sem silicone na composição.

Boa noite!

Publicidade