Publicidade

“Meu cabelo não cresce”: quais erros podem impedir que os fios fiquem longos?

Na coluna desta semana, o hairstylist e educador Luigi Moretto ensina alguns motivos que podem influenciar no crescimento do cabelo

"Meu cabelo não cresce": quais erros podem impedir que os fios fiquem longos?
“Meu cabelo não cresce”: quais erros podem impedir que os fios fiquem longos?

“Meu cabelo não cresce por nada”, você provavelmente já falou essa frase ou já ouviu ela ser falada por alguém.

Publicidade

Antes de dizer que seus fios não crescem, é preciso avaliar se o corpo está saudável e os cuidados capilares corretos, porque esses pontos influenciam, e muito no cumprimento das madeixas.

Para te ajudar nessa avaliação, separei aqui alguns motivos que podem estar impedindo que o seu cabelo seja longo. Mas claro, aqui estou me referindo aos cabelos que crescem ao receber os cuidados da tesoura a cada três meses, pelo menos. E não àqueles que crescem sem vê-la por anos, combinado?

6 MOTIVOS PELOS QUAIS O SEU CABELO NÃO CRESCE

1- Fatores genéticos e mudanças hormonais

Textura, cor e até a propensão a algumas doenças (como alopecia e calvície) têm a ver com a genética, que influencia também na dificuldade no crescimento capilar.

Publicidade

Já no que diz respeito às mudanças hormonais, é importante entender que o corpo passa por alguns processos naturais ao longo da vida (como puberdade, gravidez e menopausa) que causam mudanças hormonais e que podem mudar o ritmo do crescimento dos fios, causando também, queda capilar.

Para resolver isso, é preciso um diagnóstico feito por um profissional especializado.

2- Má alimentação

Publicidade

Dietas pobres e pouco diversas contribuem para inúmeros problemas de saúde, incluindo os capilares, prejudicando o crescimento dos fios e até causando a queda e a quebra.

Mude os hábitos e estabeleça uma rotina alimentar balanceada, rica em proteínas, vitaminas e minerais. E sempre verifique, com um médico, se não há deficiência de alguns nutrientes.

3- Usar xampu bomba

Publicidade

A maioria dos xampus “bomba” possuem vitaminas, óleo de rícino, argan, babosa e óleo de coco em sua composição. Algumas dessas substâncias realmente são muito benéficas aos fios. Mas, se usadas em composições químicas, podem afetar o cabelo e o couro cabeludo com agressividade, e ao invés de crescer, o cabelo pode quebrar, desidratar e enfraquecer.

Eu quero ressaltar que não existe xampu ou qualquer que seja o produto que faça um tratamento milagroso para o cabelo crescer significativamente em poucos dias.

O cabelo possui um ciclo capilar programado, que pode ser lento por tendência genética ou acelerado.

Publicidade

4- Estresse recorrente

Já ouviu dizer: “Fulano está arrancando os cabelos de nervoso”?

Isso acontece na prática, porque os episódios de estresse liberam substâncias químicas nocivas no corpo que afetam a saúde de diversas maneiras, incluindo a capilar.

Busque atividades que promovam relaxamento, faça exercícios físicos e tenha boa rotina de sono – tudo isso sempre aliando tratamentos adequados aos seus fios, claro!

5- Quebra constante

Coloração e descoloração feitas sem cuidados e com produtos desconhecidos, pentear o cabelo de forma errada ou o uso excessivo de ferramentas de calor podem impossibilitar que o crescimento capilar aconteça.

Para quem faz procedimentos químicos com recorrência, é fundamental estabelecer uma rotina de tratamento priorizando a reconstrução, além de aprender a pentear os fios corretamente.

6- Problemas no couro cabeludo

Oleosidade excessiva, caspa e dermatite seborreica são alguns dos problemas que podem estar presentes no couro cabeludo, que entopem os folículos pilosos, estrutura de onde o fio nasce. Além disso, o acúmulo de produtos pode também ser outro indicativo para a falta de crescimento capilar.

Busque ajuda para fazer uma boa limpeza do couro cabeludo com produtos adequados para o seu tipo de cabelo aposte nos tônicos capilares para potencializar os cuidados.

Lembre-se ainda de fazer a aplicação e remoção correta de qualquer produto.

DICAS EM MÃOS, É HORA DE APLICÁ-LAS!

Anotou tudo? Seguindo as minhas dicas eu duvido que você não consiga ter cabelos longos, lindos e saudáveis em bem menos tempo do que você imagina!

Um beijo e até semana que vem.