Publicidade

O melhor shampoo para cada tipo de cabelo; descubra o seu!

Essa história de “tanto faz” qual produto você vai usar, não é nada legal para o seu cabelo; na coluna desta semana, Luigi Moretto te ajuda a descobrir qual é o melhor shampoo para seu couro cabeludo e quais ingredientes devem conter nele

O melhor shampoo para cada tipo de cabelo; descubra o seu!
O melhor shampoo para cada tipo de cabelo; descubra o seu! – FREEPIK

Antes de qualquer coisa, quero afirmar: shampoos não são todos iguais. Os cabelos têm os mais variados tipos, assim como o couro cabeludo, e essa escolha do produto que limpará seus fios faz toda diferença. Não existe ‘tanto faz’ na hora de lavar suas madeixas.

Publicidade

OLEOSO, SECO, NORMAL… COMO IDENTIFICAR SEU TIPO DE COURO CABELUDO?

Indo por partes, para ajudar a descobrir o seu tipo de couro cabeludo, vamos pensar na quantidade de vezes que precisa lavar o cabelo. Se depois de um dia de lavagem, ele apresenta brilho por causa da oleosidade, então é orientado usar um shampoo para cabelos oleosos. Se você consegue ficar de um a dois dias sem lavar, é considerado o meio-termo. Se ficar mais de dois dias sem lavar e ele não aparentar sinais muito claros de oleosidade, então o couro é seco.

Entendido isso, vamos então começar a escolher o tipo de shampoo nos baseando no estilo do comprimento dos fios. Lembrando que o produto deve ser utilizado para limpar a parte superior do cabelo, já que muitas vezes o couro cabeludo é de um jeito, e o cabelo é de outro.

Para couro cabeludo oleoso, é bom escolher um shampoo com ácido salicílico e mentol, que são substâncias anti-inflamatórias e antioleosidade. Se o couro cabeludo for mais sensível, é bom usar produtos com óleos essenciais, como melaleuca, alecrim e lavanda.

Falando em shampoo, quero ressaltar que o ideal é aquele que limpa com eficácia e não resseca os fios.

Publicidade

Agora sim, vamos descobrir qual tipo de shampoo você deve usar.

O melhor shampoo para cada tipo de cabelo

Liso

A estrutura capilar do cabelo liso já permite que sua oleosidade natural chegue até as pontas e deixe todo o comprimento hidratado. Por isso, dispensa tanta reposição de nutrientes como os outros tipos de cabelo.

Sendo assim, shampoos compostos de mentol, extrato de gengibre e amido de tapioca ajudam e aumentam a circulação, controlando melhor a oleosidade e, também, hidratando o cabelo sem pesar.

Publicidade

Crespo

Por conta de sua curvatura, esse tipo de cabelo apresenta mais dificuldade para distribuir os nutrientes por toda extensão do fio. A dica aqui são os shampoos hidratantes com óleo de oliva, abacate, baobá ou quinoa. Por suas características emolientes aos fios, são ótimas opções.

O uso de shampoo sem sulfato também é bem indicado por fazer uma limpeza profunda, sem ressecar.

Cacheado

Os cacheados também costumam ser secos nas pontas e acumulam oleosidade na raiz.

Publicidade

Optar por shampoos que contenham óleo de macadâmia, abacate, oliva ou manketti ajuda a complementar a ação da máscara hidratante.

Se ainda assim persistirem as pontas duplas, a opção são os produtos que promovam a selagem das pontas e tratem os danos.

Oleoso

Os shampoos antirresíduos que promovem uma limpeza profunda e controlam a oleosidade do couro cabeludo costumam ser a opção para quem sofre com os fios extremamente oleosos. Entretanto, eles podem conter muito sulfato, o que acaba agredindo o cabelo ao remover as impurezas mais profundamente. Por isso, esse tipo de shampoo deve ser usado em apenas algumas lavagens, não em todas.

Publicidade

Outras opções são: shampoos com mentol, Prelliance ou extrato de gengibre. Esses são os mais recomendados para tratar e prevenir o problema de oleosidade excessiva.

Secos

Cabelos secos tendem a ser mais porosos e são mais propícios a perder nutrientes facilmente. Assim, precisam ser hidratados e nutridos constantemente.

Os shampoos compostos de óleos vegetais – oliva, abacate, quinoa – são ricos em ativos reparadores e reconstrutores e são boas opções.

Tingidos

Processos químicos podem danificar a estrutura capilar, deixando-a mais sensível, elástica e quebradiça. Além disso, a escolha adequada do shampoo garantirá a manutenção da cor e contribuirá para que o tom se mantenha vivo por mais tempo, retardando o desbotamento.

Por isso, shampoos com aminoácidos ou extrato de algas vermelhas na fórmula ajudam a repor todas as proteínas perdidas e renovam a fibra capilar e celular, formando uma camada protetora ao redor do fio.

Quimicamente tratados

Os cabelos que passaram por processo de alisamento também merecem cuidados especiais, já que esse tipo de química danifica os fios.

Nesse caso, os shampoos indicados são aqueles formulados com ceramidas e aminoácidos. Esses componentes fortalecem os fios e reduzem o impacto da química dos alisantes sobre a pele do couro cabeludo e fibra capilar.

Tudo compreendido?

Então, escolha o melhor shampoo da prateleira e leve pra casa para cuidar ainda mais de você.

Luigi Moretto, colunista da Manequim, é hairstylist especialista em colorimetria desde 2009 e escolheu essa profissão puramente por PAIXÃO.