Testeira
  coluna-luigi-moretto   / Fios saudáveis, já!

Passar condicionador na raiz e prender os fios molhados; saiba os principais erros que ACABAM com a saúde dos cabelos!

Parceiro da Manequim, o Hair Stylist e colunista Luigi Moretto listou uma série de falhas ligadas ao cuidado capilar; veja onde você está errando (ou acertando)

MANEQUIM Publicado quinta 29 abril, 2021

Parceiro da Manequim, o Hair Stylist e colunista Luigi Moretto listou uma série de falhas ligadas ao cuidado capilar; veja onde você está errando (ou acertando)
Passar condicionador na raiz e prender os fios molhados; saiba os principais erros que ACABAM com a saúde dos cabelos! - Freepik / javi_indy

Quem nunca cometeu algum erro acreditando tudo ser uma bobagem? Ou que nunca teve nenhum problema como pontas duplas, cabelos quebradiços, oleosos, opacos, pouco volume ou muito volume, frizz?

Isso pode ser amenizado ou até mesmo ter fim! É só seguir algumas dicas de cuidado e não cometer alguns erros super comuns que vamos citar na sequência.

  • Passar condicionador na raiz

Um grande erro que muitas pessoas cometem é passar o condicionador nos cabelos desde a raiz. Isso pode aumentar a produção de sebo, ocasionando o aumento na oleosidade e consequentemente o problema de caspa. O condicionador deve ser aplicado sempre após o shampoo do meio para as pontas e deve ser enxaguado até a água sair bem clarinha.

  • Deixar o condicionador ou máscara no cabelo

O papel do condicionador e da máscara é exatamente hidratar e fechar a cutícula dos fios que são abertas pelos shampoos. Se você não enxágua e deixa os fios expostos por tempo muito prolongado, isso pode fazer um efeito reverso, mantendo essas cutículas abertas, expondo os fios as diversas agressões externas. Então, eles devem ser enxaguados após o tempo de pausa indicado pelo seu profissional ou pelo rótulo do produto.

  • Esquecer as hidratações

Muita gente abandona a hidratação por ter os fios oleosos ou por simplesmente não acreditar no efeito. Isso é um grande erro, porque até os fios mais oleosos precisam de nutrição. A função da hidratação é repor água nos fios para evitar que ele se desidrate e comece a quebrar. A rotina de hidratação é muito importante para todas as pessoas.

  • Lavar os cabelos com água quente

A água muito quente deve ser evitada sempre. Além de causar irritações no couro cabeludo e na pele, ela estimula a produção de sebo, favorecendo a oleosidade, consequentemente prejudicando o crescimento dos fios. Uma dica e utilizar de vez em quando um shampoo de limpeza profunda, para deixar o couro bem limpo e respirando.

  • Usar mascara hidratante antes de ir para praia ou piscina

O ideal é utilizar produtos específicos para a praia e piscina. Muitas pessoas pensam que utilizando máscaras hidratantes e reconstrutoras antes de ir para o sol, estarão intensificando o tratamento, e isso não é verdade. Pelo contrário, os fios estarão expostos aos raios ultra violetas com um calor intenso e sem proteção, queimando esses fios e provocando o enfraquecimento e desidratação. Portanto, utilize os protetores térmicos com proteção UV.

  • Prender os fios molhados

Não é uma boa ideia, principalmente se você tiver uma quantidade de cabelo grande. Prendê-los molhados pode provocar a proliferação de fungos e a formação de caspa, além de enfraquecer a raiz devido à tração, podendo provocar a queda dos fios. Uma solução  para domar os fios é utilizar um leave-in e evitar o vento enquanto ele seca.

  • Passar chapinha no cabelo molhado

Uma das piores soluções! É tão ruim que você consegue sentir os efeitos na hora. A agressão é tão profunda que, além de provocar queimaduras, os fios eles também podem se quebrar. Para utilizar a prancha, seque 100% os fios com o secador e, ai sim, poderá usar a prancha.

  • Usar o secador do jeito errado

É importante evitar o excesso de calor nos fios para mantê-los sempre hidratados. Sempre que utilizar o secador, mantenha-o afastado a 30 cm de distância com temperatura intermediaria, ou seja, nem tão quente, nem tão fria. A exposição de calor no couro cabeludo também provoca o aumento na produção de sebo e  consequentemente da oleosidade.

  • Ficar mais de 3 meses sem cortar os cabelos

Muita gente não acredita nisso, acha que é papo de cabeleireiro, mas não é, pode ter certeza. Três meses é o tempo médio de duração de um corte, a não ser que seu cabelo tenha um crescimento muito lento. Passada essa fase, as pontas começam a abrir e os fios quebram com maior facilidade, por isso os arrepiados e as pontas aumentam. Mantenha sempre uma rotina de corte com seu cabeleireiro.

  • Fazer várias químicas simultaneamente

Não é recomendado realizar procedimentos químicos simultaneamente, como mechas, coloração, escova progressiva. O ideal é realizar separadamente com intervalos de alguns dias para que o cabelo se recupere do processo químico anterior. Uma rotina de restauração é valida nos intervalos das químicas para obter resultados mais satisfatórios.

  • Dispensar o leave-in

O leave-in é fundamental para um acabamento tanto de cabelos lisos quanto cacheados ou crespos. É ele que vai domar ou dar a forma desejada, além de ter substâncias que auxiliam na manutenção e preservação dos fios. Use e abuse dos finalizadores eles ajudarão muito no dia a dia.


Luigi Moretto, colunista da Manequim, é hair stylist especialista em colorimetria desde 2009 e escolheu essa profissão puramente por PAIXÃO.

Teremos novos conteúdos sobre tendências no mundo da beleza toda quinta-feira aqui na coluna do profissional!

"Costumo dizer que não fui eu quem escolheu ser um hair stylist, foi a profissão que me adotou pelo meu amor ao que faço. Enfermeiro de formação desde 2005, a minha paixão pelos cuidados com a saúde e com a beleza se misturaram com a minha vocação e me fizeram trocar os hospitais para tratar de saúde no meu salão, na Rua da Consolação, em SP, no ano de 2009.

De lá pra cá foram incontáveis cursos, especializações e workshops com profissionais nacionais e internacionais sempre mantendo o meu foco principal em colorimetria, cortes e criação de tendências. 

Quero usar de tudo o que já sei e o que ainda vou aprender para compartilhar com vocês semanalmente por aqui. Divida comigo as suas dúvidas, vamos falar sobre tendências, sobre auto cuidado, sobre auto estima e, sobretudo: vamos nos cuidar. Saúde e beleza, para todos nós!

Sejam muito bem-vindos".

Último acesso: 17 Oct 2021 - 13:50:01 (1044239).