Pontas duplas: quais são seus tipos e causas? Como evitá-las?

Pontas duplas podem causar um aspecto mal cuidado e opaco nos fios; mas para cuidá-las, precisamos saber seu tipo e até mesmo causa; entenda!

Pontas duplas: quais são seus tipos e causas? Como evitá-las?
Pontas duplas: quais são seus tipos e causas? Como evitá-las? – Freepik

As temidas pontas duplas – aquelas que quase (ou todos) têm é chamada de tricoptilose – aparecem devido a um desgaste da fibra capilar. Esses desgastes, portanto, são resultados de processos químicos que o cabelo sofre pelo maus cuidados e maus hábitos, como a exposição ao sol e ao vento, que prejudicam os fios e, especialmente, as cutículas.

Publicidade

Isso tudo acontece quando há um exagero nas agressões aos cabelos, de modo que as cutículas perdem sua função natural de proteger os cabelos e de manter a maciez e o bom movimento dos fios. Assim, elas acabam se desintegrando e as pontas duplas se formam.

Mas, atenção: não existe apenas um tipo delas. Separei as principais aqui para vocês consegui identificar quais estão afetando os seus cabelos.

Pontas duplas: quais são seus tipos e causas? Como evitá-las?

  • Ponta dupla jovem: outra ponta bem pequena começa a se descolar da ponta do fio principal;
  • Ponta dupla em Y: o fio se parte em duas pontas iguais;
  • Ponta dupla afunilada: o fio de cabelo não se parte, mas começa a ficar bem fino e ralo na direção das pontas;
  • Ponta dupla incompleta: o fio acaba se dividindo ao meio apenas no comprimento, mas a ponta continua unida;
  • Ponta dupla em árvore: pontas vão se abrindo a partir de outras pontas de um mesmo fio, como se fossem galhos de uma árvore;
  • Ponta dupla em pena: a ponta do fio de parte em muitas outras pontinhas, lembrando uma pena.

Mesmo que seja difícil olhar e saber qual delas mais te incomoda, podemos evitar elas de uma mesma forma: com cuidados!

Cuidados com as pontas duplas

Esses cuidados se resumem em não deixar de lado uso de protetores térmicos antes de usar o secador, as chapinhas, entre outros na cabeleira. Além disso, a lavagem adequada para manter os fios limpos, a escolha certa do pente e da escova para pentear, bem como saber ao acessórios adequados para amarrar os cabelos com delicadeza, sem muito atrito, força ou tensão, também ajudam a deixar as pontas duplas bem longe dos cabelos. Para entender direitinho quais acessórios o seu cabelo precisa consulte sempre o sue cabeleireiro, ok? É também o especialista em fios que vai ajudar a salvar mesmo as madeixas dessas agressões com a indicação de tratamentos específicos de umectação e hidratação dos fios.

Publicidade

Mas, se as pontas duplas já estiverem presentes, a melhor solução é realmente investir na vitamina T (a famosa tesoura) para cortar as pontas que não estão saudáveis. E depois então, os cuidados preventivos vão impedir que voltem a aparecer.

Portanto, se você curte os cabelões compridos, não pode, em hipótese alguma, deixar que as pontas duplas tomem conte deles. Combinado?

Um beijo e até semana que vem.

Publicidade

 

**
Luigi Moretto, colunista da Manequim, é hairstylist especialista em colorimetria desde 2009 e escolheu essa profissão puramente por PAIXÃO.

Siga a Manequim no app Helo e receba todas as notícias do site de forma rápida e fácil de ler!

Publicidade