Publicidade

Queda de cabelo: veja o que pode ser e saiba o que fazer!

O número de fios pelo chão e na escova estão acima do normal? Vamos entender o que é considerado queda natural e o que merece a sua atenção.

Queda de cabelo: veja o que pode ser e saiba o que fazer! – Freepik

Vamos começar lembrando que é preciso que alguns fios de cabelo caiam durante o dia para que possa haver a renovação natural das madeixas, mas a queda de cabelo excessiva é preocupante sim e suas causas devem ser investigadas.

Publicidade

Considerado normal é quando, diariamente, caírem cerca de 60 a 100 fios de cabelo que se desprender do couro cabeludo, ou seja, que caem inteiros e não quebradiços. Se caírem quebrados é preciso entender isso melhor. Mas, voltando ao que é normal e faz parte do ciclo capilar, a queda acontece mesmo já que só assim ele abre espaço para que novos fios apareçam. No entanto, quando ultrapassa essa quantidade e atinge 200 ou até 300 fios, é hora de procurar ajuda.

O número de fios pelo chão e na escova estão acima do normal? Vamos entender o que é considerado queda natural e o que merece a sua atenção.

A culpa desta queda pode ser bem variável e vai desde a má alimentação, estresse e as mudanças hormonais, mas há fatores que podem ajudar muito a evitar tudo isso. É aí que entram os cuidados básicos com a sua rotina dos fios.

É importante saber que alguns procedimentos como alisamento e escovas progressivas e até o uso em excesso de ferramentas de calor como secador, chapinhas e babyliss agridem o couro cabeludo. Deste modo, o cabelo fica mais fragilizado e a queda se torna mais fácil e a renovação dos fios mais difícil.

Quem não consegue ficar livre dos procedimentos e das ferramentas de calor precisa tratar os fios com frequência com um cronograma capilar ou, pelo menos, aumentar o intervalo em que usa cada um eles e nunca esquecer de aplicar um protetor térmico antes de usar tais ferramentas.

Publicidade

A boa e velha conhecida hidratação semanal é a chave de sucesso para repor a umidade dos fios, mas deve ser feita com produtos específicos para cabelos danificados e com queda. Lembrando sempre de massagear o couro cabeludo quando for hidratar para estimular a circulação sanguínea e fortalecer os fios. E claro, dê sempre aos seus fios a famosa ‘vitamina T’ de tesoura, ela é a grande salvadora para evitar pontas duplas e quebradiças e a consequente queda.

No mais, evite penteados muito apertados que possam quebrar os fios e lembre-se sempre de que a beleza vem de dentro para fora. Por isso, alimente-se bem e beba bastante água para manter os cabelos saudáveis do começo da raiz até o final das pontinhas.

Publicidade