Testeira
  coluna-luigi-moretto   / Cuidados com os cabelos

Sofre com a caspa? Saiba como evitar que a dermatite seborreica apareça com a chegada dos dias frios

Nesta quinta-feira, o Hair Stylist e parceiro da Manequim Luigi Moretto deu algumas dicas de como lidar com este problema tão comum no outono/inverno

MANEQUIM Publicado quinta 27 maio, 2021

Nesta quinta-feira, o Hair Stylist e parceiro da Manequim Luigi Moretto deu algumas dicas de como lidar com este problema tão comum no outono/inverno
Sofre com a caspa? Saiba como evitar que a dermatite seborreica apareça com a chegada dos dias frios - Freepik

A dermatite seborreica, conhecida como caspa, é aquela incômoda vermelhidão, descamação e coceira no couro cabeludo. A culpa pode ser da genética, da oleosidade da pele, de alergias, do uso de certos medicamentos, do fungo e do frio.

Isso mesmo, nos dias mais frios, a caspa tende a piorar porque o tempo de maturação celular diminui, o que aumenta essa descamação. Além disso, o couro cabeludo fica mais longe do sol e é a radiação ultravioleta que ajuda a combater a dermatite seborreica.

Se de um lado as baixas temperaturas dão preguiça de lavar a cabeça, saiba que esse é o principal erro. Para quem já sofre com a descamação do couro cabeludo, precisa encarar o chuveiro diariamente ou, no máximo, em dias alternados. A limpeza com água e shampoo vai manter a área higienizada e assim, a cabeça ficará bem longe dos fungos.

Atenção também para o modo correto de aplicar o shampoo, que deve conter enxofre, zinco, alcatrão, selênio ou antifúngicos como cetoconazol, além dos corticosteroides. (Converse com seu médico e com seu cabeleireiro sobre isso, ok?)  

Quando aplicar o shampoo deixe-o agir de 5 a 10 minutos e só então enxágue.

Em seguida, passe o condicionador, máscara de fios ou leave-in específicos para os seus fios. E atenção para a temperatura da água: se estiver muito quente o couro cabeludo acaba produzindo mais oleosidade. Já a fria, não é capaz de removê-la toda. Por isso, a temperatura certa é a morna.

Evite ainda prender as madeixas nos dias mais frios já que qualquer traço de umidade ou de suor nos fios pode piorar o problema e se os fios estiverem molhados antes de dormir, melhor secá-los com secador e retirar toda a umidade.
Aproveite os dias frios para aquele banho morninho e dê adeus às caspas!


Luigi Moretto, colunista da Manequim, é hair stylist especialista em colorimetria desde 2009 e escolheu essa profissão puramente por PAIXÃO.

Teremos novos conteúdos sobre tendências no mundo da beleza toda quinta-feira aqui na coluna do profissional!

"Costumo dizer que não fui eu quem escolheu ser um hair stylist, foi a profissão que me adotou pelo meu amor ao que faço. Enfermeiro de formação desde 2005, a minha paixão pelos cuidados com a saúde e com a beleza se misturaram com a minha vocação e me fizeram trocar os hospitais para tratar de saúde no meu salão, na Rua da Consolação, em SP, no ano de 2009.

De lá pra cá foram incontáveis cursos, especializações e workshops com profissionais nacionais e internacionais sempre mantendo o meu foco principal em colorimetria, cortes e criação de tendências. 

Quero usar de tudo o que já sei e o que ainda vou aprender para compartilhar com vocês semanalmente por aqui. Divida comigo as suas dúvidas, vamos falar sobre tendências, sobre auto cuidado, sobre auto estima e, sobretudo: vamos nos cuidar. Saúde e beleza, para todos nós!

Sejam muito bem-vindos".

Último acesso: 26 Jul 2021 - 01:30:19 (1044432).