Testeira
  coluna-luigi-moretto   / Hidratação em dobro!

Tempo seco também reflete nos cabelos! Hair Stylist dá dicas VALIOSAS para lidar com os fios nos dias mais quentes

Na coluna desta semana, Luigi Moretto mostrou como a ação do tempo seco se manifesta na saúde das madeixas, que acabam ficando ressecadas e com pré-disposição para o frizz

Luigi Moretto Publicado quinta 26 agosto, 2021

Na coluna desta semana, Luigi Moretto mostrou como a ação do tempo seco se manifesta na saúde das madeixas, que acabam ficando ressecadas e com pré-disposição para o frizz
Tempo seco também reflete nos cabelos! Hair Stylist dá dicas VALIOSAS para lidar com os fios nos dias mais quentes - Freepik / lookstudio

Nesses dias quentes e secos que estamos vivendo, os cuidados com os cabelos também precisam ser redobrados – do mesmo modo como você está (ou deveria estar) intensificando os cuidados com a sua saúde. 

A queda da umidade do ar traz diversos problemas aos seus fios, e isso tudo porque o clima mais seco acaba tirando a umidade natural dos fios. Aliado ao calor, a poluição e ao ar condicionado, os cabelos ficam mais ressecados e com os temidos frizz.

Temos ainda um agravante nesses dias: a exposição dos raios UVA e UVB, que faz com que os cabelos fiquem mais secos e porosos. Com o cabelo torna-se muito seco e acomete as pontas duplas no qual chamamos de tricoptilose.

Mas, afinal, como o clima seco influência no aspecto dos fios?

A falta de umidade no ar e o clima seco vão lentamente roubando a água presente na fibra capilar. Isso, além de desgastar as cutículas e expor o cabelo as agressões do dia a dia, faz com que eles percam a vitalidade celular e se tornem porosos, opacos e sensibilizados.

Esses fios muito secos acabam se quebrando mais facilmente e os prendedores ou elásticos de cabelo – muito comuns nesses dias em que a maioria não consegue deixar as madeixas soltas - podem contribuir ainda mais para isso.

Por isso, sempre que puder, evite prender o cabelo com prendedores, ao invés disso, utilize tiaras. E quando quiser fazer um rabo de cavalo ou uma trança, evite os elásticos que tenham aquela parte de metal, pois ao tirar o elástico o fio vai quebrar.

No mais, algumas dicas que deixo aqui podem te ajudar a passar por dias sem grandes danos. Veja só:

HIDRATAÇÃO: utilize xampu e condicionador de boa qualidade e adequados ao seu tipo de cabelo. Hidrate os fios com regularidade;

ALIMENTAÇÃO: prefira alimentos ricos em proteínas e evite consumir gorduras e açúcares em excesso;

BANHO: evite temperaturas elevadas e banhos prolongados. A água morna é a ideal;

SECADOR: utilize um protetor térmico ou reparador de pontas antes de secar os cabelos. Não coloque a temperatura no máximo e nem aproxime o aparelho demais dos fios;

HORA DE DORMIR: não durma com o cabelo molhado, a umidade acaba com a cabeleira saudável.

Cuidem-se!


Luigi Moretto, colunista da Manequim, é hair stylist especialista em colorimetria desde 2009 e escolheu essa profissão puramente por PAIXÃO.

Teremos novos conteúdos sobre tendências no mundo da beleza toda quinta-feira aqui na coluna do profissional!

"Costumo dizer que não fui eu quem escolheu ser um hair stylist, foi a profissão que me adotou pelo meu amor ao que faço. Enfermeiro de formação desde 2005, a minha paixão pelos cuidados com a saúde e com a beleza se misturaram com a minha vocação e me fizeram trocar os hospitais para tratar de saúde no meu salão, na Rua da Consolação, em SP, no ano de 2009.

De lá pra cá foram incontáveis cursos, especializações e workshops com profissionais nacionais e internacionais sempre mantendo o meu foco principal em colorimetria, cortes e criação de tendências. 

Quero usar de tudo o que já sei e o que ainda vou aprender para compartilhar com vocês semanalmente por aqui. Divida comigo as suas dúvidas, vamos falar sobre tendências, sobre auto cuidado, sobre auto estima e, sobretudo: vamos nos cuidar. Saúde e beleza, para todos nós!

Último acesso: 22 Oct 2021 - 17:00:42 (1045050).