Três razões para não se deitar com os cabelos molhados

Quem nunca dormiu com os cabelos molhados! Entenda os principais riscos que essa prática pode causar em seus fios:

Três razões para não se deitar com os cabelos molhados – Reprodução / Canva

Pode ser mais fácil para muita gente que tem a rotina corrida, mas é um grande erro ir para a cama com os cabelos molhados. Não só porque você vai acabar deixando os fios todos desalinhados para a manhã seguinte e corre um grande risco de ter um bad hair day (expressão em inglês que se refere a um dia em que uma pessoa está insatisfeita com a aparência dos fios).

Publicidade

Quem nunca dormiu com os cabelos molhados! Entenda os principais riscos que essa prática pode causar em seus fios:

Perigo nº1: Risco de infecções

Ambientes quentes e úmidos são um ‘prato cheio’ para bactérias e fungos, quanto mais quentinho e mais molhadinho, mas eles gostam de fazer morada. Isso porque, a umidade prolongada cria um ambiente propício para o crescimento de bactérias e fungos no couro cabeludo, que podem ainda se espalhar para áreas sensíveis do rosto e pescoço durante a noite.

Essas bactérias podem obstruir o couro cabeludo, causar inflamação e desencadear infecções como caspas, micoses, foliculite e dermatite. Além disso, a umidade no travesseiro pode acumular sujeira e resíduos de produtos capilares, criando assim mais um terreno fértil para bactérias.

 

Publicidade

Perigo nº2: Aumento das chances de quebra

Isso pode ser prejudicial para a queratina capilar, a proteína que forma a estrutura dos fios — e que fornece força e elasticidade. Quando o cabelo fica úmido por um período prolongado, ele absorve água e incha, fazendo com que as cutículas capilares se abram, o que deixa os fios mais suscetíveis a danos. Isso é potencializado pelo atrito causado pelo próprio peso da cabeça e da fricção dos fios com o travesseiro com os movimentos noturnos.

Perigo nº3: Mau cheiro

Publicidade

A umidade no cabelo pode levar a odores desagradáveis se o cabelo não secar completamente durante a noite.

Se mesmo assim, em alguns dias é inevitável lavar a cabeça à noite, o protocolo ideal é fazer a secagem com secador, mas caso a rotina não tenha nem este tempo, algumas medidas ajudam a minimizar os riscos de dormir com o cabelo molhado.

 

Publicidade

São elas:

  • Fazer a lavagem no início do banho, molhando o cabelo o mínimo possível;
  • Usar condicionador para diminuir o atrito do cabelo com o travesseiro;
  • Usar uma toalha separada para secar o cabelo e secar bem o couro cabeludo;
  • Utilizar fronha ou touca de seda;
  • Lavar a fronha do travesseiro no dia seguinte;
  • Usar óleos capilares que protegem a integridade dos fios antes de se deitar.

Bom sonhos e cuide bem dos seus fios!

Publicidade