Publicidade
Para não errar! 6 dicas para cuidar da pele durante o outono – Foto: Reprodução / Canva

Toda virada de estação traz consigo uma série de desafios. No outono, as temperaturas amenas e o ar seco característicos podem resultar em ressecamento, descamação, vermelhidão e coceira. Por isso, separei algumas dicas valiosas que vão auxiliar no bem-estar da sua pele.

Publicidade

Aprenda na Coluna Roseli Siqueira alguns segredinhos para evitar o ressecamento da pele durante esse período de outono!

1 – Hidrate, hidrate e hidrate

Essa é a palavra chave. Por isso, vale investir em cremes à base de leite de amêndoas, figo, aveia, cálcio, magnésio e cacau, que ajudam na reparação da pele fragilizada. Outra dica é aplicar produtos que tenham na composição os prebióticos (para proteger a microbiota, o conjunto de bactérias benéficas, mantendo a integridade da barreira cutânea) e a água de coco (um isotônico natural, que potencializa a recuperação da derme).

2 – Ingestão de líquidos

A pele é formada por água e óleo e a hidratação não deve ser só externa. Beber, pelo menos, dois litros de água vai ajudar nessa questão. Você ainda pode complementar com sucos naturais e chás, que não só fornecem vitaminas, mas também auxiliam na desintoxicação das células.

3 – Invista em máscaras faciais

Podemos considerar interessante alguns ativos, como a prata, que aumenta a resistência da barreira cutânea; as flores, como as de lótus, maracujá ou aloe vera, que podem acalmar a textura mais fragilizada e melhorar a umectação; e a abóbora, que é fonte de caroteno, um poderoso antioxidante.

Após higienizar a pele, aplique o produto usando um pincel língua de gato. Evite a área dos olhos. Deixe agir por cerca de 15 minutos e depois enxágue. Dependendo das necessidades, você pode repetir o tratamento de uma a duas vezes por semana.

Publicidade

4 – Evite esfoliar

Embora seja tentador, aconselho evitar ao máximo a esfoliação. As células mortas se desprendem naturalmente ao longo do tempo, e não é necessário recorrer a esfoliantes para removê-las. Além disso, durante o outono, a resistência da pele tende a diminuir, e se ela já estiver ressecada, a esfoliação pode agravar o problema.

5- Utilize produtos mais suaves

Durante o outono, quando a derme tende a ficar mais sensível, é melhor usar  cosméticos mais suaves, pois aqueles com ingredientes agressivos, como sulfatos, parabenos e fragrâncias sintéticas, têm o potencial de irritar ainda mais a pele. Opte por cremes naturais, de qualidade, pois são menos propensos a causar irritações e reações alérgicas.

6 – Óleos naturais para os lábios

Vermelhidão, boca rachada, apresentando sensação de ardência e com pele soltando? São sinais de ressecamento. Uma dica é usar óleos 100 % naturais, pode ser o de baobá, sementes de abóbora ou de girassol, coco ou azeite de oliva.

Publicidade

Depois de aplicá-lo, basta cobrir os lábios com um pequeno pedaço de filme plástico. Conte  dez segundos, retire o plástico e massageie novamente. Até absorção do produto.

Vale lembrar: evite o uso de batons, principalmente as versões matte e de longa duração, pois as substâncias químicas podem estimular as rachaduras.

No vídeo, abaixo, trago mais dicas de como hidratar a pele. Confira:

Publicidade