O ‘clochard’ está nas ruas! Tendência nos anos 80, franzido que ultrapassa a altura da cintura segue firme no street wear
Colunista da revista Manequim resgatou nesta matéria a febre dos pregueados de 40 anos atrás; confira as imagens e inspire-se!
Colunista da revista Manequim resgatou nesta matéria a febre dos pregueados de 40 anos atrás; confira as imagens e inspire-se!
Este detalhe pregueado ou franzido que ultrapassa a altura da cintura segue firme no street wear, trazendo o revival dos anos 80. Tendência retrô que dá forma a shorts, saias ou calças, mas, na releitura, ele não tem, necessariamente, muito volume. Veja como usar e valorizar essa moda!
DICA 1: EQUILÍBRIO DE FORMAS
A saia levemente godê com cós franzido compensa a forma ampla com o top justo. Ela fica com modelagem clochard porque tem um elástico na cintura. A bainha interna com pesponto largo tem um truque: como o corte é curvo, não dá para dobrar, então é preciso recortar outra peça e costurar. O charme do top são as alças — dois rolotês torcidos que atravessam o passante. Para ficar na altura ideal, a regulagem deve ser no corpo.
(SAIA 109 tam. 42 na Revista Manequim nº 735)
(TOP 108 tam. 36, 38, 40, 42 na Revista Manequim nº 735)
DICA 2: FAIXA OU CINTO NA CINTURA
A blusa de linho empresta romantismo e elegância ao look casual do short jeans lavado. O tecido bem fininho não deixa armar. A tira franzida presa no cós, arrematada pela faixa de ajuste mais estreita, produz e realça o efeito clochard. A blusa de abotoamento com transpasse tem decote quadrado arrematado por fita. Atenção porque cada parte é um recorte, o que exige cuidados na costura. Manga com elástico preso pelo avesso da costura.
(BLUSA 111 tam. 40 na Revista Manequim nº 735)
(SHORT 110 tam. 42 na Revista Manequim nº 735)
DICA 3: TOP CROPPED PARA REALÇAR
Parte de baixo com cintura alta e top cropped produzem menos volume e deixam o principal detalhe da modelagem clochard da calça em evidência. Na barra, ela tem bainha virada e pespontada nas laterais. O modelo torcido do top tem macete: você faz primeiro uma parte, fecha e deixa a abertura. Depois, faz a outra e passa pela abertura para fazer a emenda. Um cós deixa a blusa bem ajustada ao corpo, mas a manga é soltinha por causa do franzido no topo e pregas no comprimento.