Um convite ao relax! Diana Demarchi mostra como fazer um robe soltinho e confortável para ficar em casa; confira o passo a passo
Do francês, ‘robe de chambre’ significa roupa de quarto, e é daí que vem que o nome robe para esta peça aberta na frente e soltinha usada para ficar em casa!
O robe é uma peça feita para garantir o conforto dentro de casa, portanto, a modelagem tem de ser um pouco folgada. Sendo assim, você pode usar como molde uma camiseta larguinha. Aqui, o robe tem mangas no estilo japonesa, que podem ser acrescentadas à peça sem a necessidade de criar cavas e mangas separadas. Confira o passo a passo!
MATERIAIS:
2 metros de tecido de sua preferência (tricoline, cetim, seda…)
Tesoura
Alfinetes
Giz de alfaiate
Linha
Máquina de costura
COMO FAZER:
1. Com o giz de alfaiate, desenhe um contorno bem amplo da camiseta – mangas e laterais.
Foto: Diana Demarchi
2. A parte da frente e das costas podem ser cortadas juntas e na dobra do tecido. Escolha o comprimento do seu robe neste momento, lembrando apenas de deixar uma tira de cerca de 10 cm reservada para fazer o cinto no final.
Foto: Diana Demarchi
3. Depois de cortada a peça, faça a abertura central e o decote V na parte da frente. Esse passo não tem segredo: você deve cortar o decote começando no final dos ombros e descendo em linha reta até a altura da cintura. Após a cintura, é só seguir o corte para abrir a peça até o final do comprimento.
Foto: Diana Demarchi
4 e 5. Agora junte ombro com ombro e laterais da peça para realizar a costura. Como o corte foi feito com o tecido dobrado, essas partes irão casar perfeitamente, o que garante um ótimo resultado. Alfinete tudo e, em seguida, costure à máquina. Nessa etapa, você já pode ir trabalhando com os acabamentos. Caso tenha overloque, passe em todas as costuras, do contrário, finalize o robe com pontos de zigue-zague na máquina comum para evitar que o tecido desfie com as lavagens.
Foto: Diana DemarchiFoto: Diana Demarchi
6. A peça fica como mostra a foto após as laterais e os ombros costurados. Observe também o resultado do recorte em V que fizemos na hora do corte.
Foto: Diana Demarchi
7 e 8. Para dar acabamento e um charme extra na parte do cruzamento da peça, faça uma tira de 10 cm dobrada ao meio (use a sobra do tecido que fica perto da ourela após o corte). Para essa tira ficar perfeita, passe-a bem com ferro, vincando a dobra.
Foto: Diana DemarchiFoto: Diana Demarchi
9 e 10. Alfinete direito com direito ao longo de toda parte da frente do robe e passe uma costura do pescoço até a barra.
Foto: Diana DemarchiFoto: Diana Demarchi
11. O acabamento na barra e nas mangas é feito com uma bainha simples – dobre duas vezes e passe a costura reta. Nesta imagem, você pode ver o resultado em detalhes.
Foto: Diana Demarchi
12. A tira costurada deve ser pespontada para que fique fixa no lugar. Esse pesponto é mais um detalhe na peça e confere um charme adicional. Se você estiver trabalhando com um tecido de cor lisa, pode fazer esse pesponto com uma linha de tonalidade contrastante.
Foto: Diana Demarchi
13. Finalize o trabalho fazendo o cinto, que servirá para fechar o robe. Lembra-se da tira de tecido reservada lá no início do passo a passo? Pois, costure-a como um rolotê e o acessório está pronto.
Este site utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar sua experiência. Ao continuar navegando, você aceita as condições de nossa Política de Privacidade