colunas   / Cozinha prática

Veja como preparar Panna Cotta lisinha com calda de frutas vermelhas descomplicada para servir à família e amigos

Além de ser uma sobremesa sofisticada, é incrivelmente fácil de fazer; confira o passo a passo

MANEQUIM Publicado quarta 5 agosto, 2020

Além de ser uma sobremesa sofisticada, é incrivelmente fácil de fazer; confira o passo a passo
Veja como preparar Panna Cotta lisinha com calda de frutas vermelhas descomplicada para servir à família e amigos - Flickr

A Panna Cotta é uma sobremesa típica da região de Piemonte, na Itália, feita tradicionalmente a partir da nata de leite, especiarias e frutas frescas.

Hoje, a MANEQUIM irá ensinar como preparar essa deliciosa sobremesa europeia em uma porção grande, perfeita para você servir após um almoço ou jantar especial para amigos e familiares. Por mais simples que seja, o resultado fica belíssimo e delicado. Vale a pena experimentar!

A receita original foi publicada por Camila Waechter, do Fazzenda Park Hotel, em Santa Catarina, para o portal Menu, do Terra. Confira:

Ingredientes da Panna Cotta:

  • 300 g de creme de leite fresco
  • 300 ml leite integral
  • 4 colheres de sopa de açúcar refinado
  • 1 envelope de gelatina incolor sem sabor (12g)
  • 1 colher de sobremesa de essência de baunilha

Ingredientes da calda de frutas vermelhas:

  • 400 g de morango
  • 100 g de amora
  • 100 g de mirtilo
  • 6 colheres de sopa de açúcar mascavo
  • 1/2 xícara de chá de água

Modo de preparo:

Primeiramente, despeje o creme de leite fresco, o leite integral e o açúcar em uma panela funda e leve ao fogo médio. Mexa para incorporar os ingredientes.

Assim que a mistura começar a esquentar, fora do fogão, vá misturando a gelatina incolor sem sabor em um recipiente com cinco colheres de sopa de água em temperatura ambiente. Isso irá hidratá-la.

Em seguida, continue mexendo a primeira mistura no fogão até começar a ferver. Abaixe o fogo e deixe ferver por dois minutos, sem parar de mexer. Feito isso, desligue o fogo e misture a essência de baunilha.

Com a massa líquida em mãos, despeje-a em uma forma de sua preferência e leve para a geladeira para firmar, no mínimo 2 horas.

Para a calda: pique os morangos em quatro partes e despeje-os junto com as outras frutas em uma panela. Em fogo baixo, acrescente também o açúcar mascavo e a meia xícara de chá de água. Sem parar de mexer, deixe a mistura esquentar de 5 a 6 minutos, até formar a calda. Reserve e espere esfriar.

Por fim, desenforme a Panna Cotta e regue com a calda de frutas vermelhas. Sirva.

Último acesso: 26 Sep 2020 - 00:11:47 (1043115).