Bala Baiana: aprenda a receita deste doce delicioso e relembre o sabor da infância

Veja como você pode preparar as deliciosas balas de vidro de maneira simples para a família ou para vender

Manequim Publicado quarta 27 maio, 2020

Veja como você pode preparar as deliciosas balas de vidro de maneira simples para a família ou para vender
Aprenda esta receita deliciosa de bala de coco caramelizada - Reprodução/ Pinterest

A bala de coco caramelizada, mais conhecida popularmente como Bala Baiana, é um doce que conquistou o paladar do brasileiro há muito tempo e perpetua até hoje como uma receita derivada da culinária portuguesa. 

Este doce caseiro também é conhecido pelo nome Bala de Vidro por conta do caramelo crocante que envolve o recheio cremoso que mistura coco, gema e leite condensado, no entanto, enganou-se quem pensou que sua receita é muito complicada. 

Além de simples e gostosa, a Bala Baiana pode ser preparada e vendida ou então feita para a família neste período de quarentena. Confira a receita abaixo:

Ingredientes

  • 1 caixa de leite condensado
  • 1 colher de sopa de manteiga ou margarina
  • 1 gema 
  • 1 pacote de 100g de coco ralado
  • 2 xícaras de açúcar
  • 1 xícara de água
  • 2 colheres de vinagre branco

Modo de Preparo

Em fogo baixo misture o leite condensado com a manteiga ou margarina até que ela se dilua. Acrescente a gema e misture até que fique homogênea. Acrescente o coco ralado e mexa até que a mistura fique encorpada. Desligue o fogo, coloque a mistura em um recipiente, cubra com papel filme e leve à geladeira até que esfrie. 

Com o fogo desligado misture o açúcar com a água e o vinagre até que tudo fique homogêneo. Ligue o fogo médio e aguarde o caramelo atingir uma cor dourada. Desligue o fogo. 

Retire o recheio da geladeira e com as mãos untadas de margarina forme bolinhas, do tamanho de brigadeiros. Com um auxílio de um palito de churrasco ou um garfo de fondue mergulhe bolinha por bolinha no caramelo até que ele cubra toda a sua superfície e deixe endurecer em cima de um papel manteiga. 

*Se quiser vender, envolva as balas prontas em papel celofane para ela não grudar. 
 

Último acesso: 16 Oct 2021 - 14:30:53 (1042756).