decoracao   / Ambiente bem pensado

Banheiro bonito e decorado: Arquiteta dá dicas de como decorar o cômodo que ganhou importância na pandemia

A arquiteta e designer de interiores Caroline Sautchuk traz dicas de decoração e organização para o espaço

Manequim Publicado segunda 12 julho, 2021

A arquiteta e designer de interiores Caroline Sautchuk traz dicas de decoração e organização para o espaço
Banheiro bonito e decorado: Arquiteta dá dicas de como decorar o cômodo que ganhou importância na pandemia - Pinterest

O surgimento da Covid-19 trouxe consequências para a rotina do lar, ressignificando a importância de certos espaços da casa. 

Além da cozinha, que passou a ser mais frequentada ao passo que o ato de cozinhar se valorizou, o banheiro também se tornou o cômodo ideal para relaxar e praticar o autocuidado em um momento tão difícil e instável para todos. 
 
A arquiteta e designer de interiores Caroline Sautchuk comenta como esse processo aconteceu nos últimos tempos. 

+++ Twin set: a tendência dos anos 30 que voltou com tudo no outono de 2021

+++ Pijama e estilo combinam? Sim! Estilista cria coleção elegante e confortável de 'roupas para ficar em casa

“A pandemia no Brasil dura há quase um ano e meio e as famílias atualmente, depois de tanto tempo de quarentena, continuam tentando manter o equilíbrio em relação a tantas adaptações na rotina", afirmou. “Nesse sentido, para muitos, os rituais que envolvem o uso do banheiro passou a ser quase que uma válvula de escape, trazendo ares terapêuticos e fazendo do cômodo um espaço restaurador.” 
 

Por conta da própria crise sanitária ligada à pandemia, o uso dos banheiros se tornou questão de saúde.

“Antes da covid surgir no nosso cotidiano, a gente chegava em casa depois de um longo dia fora, e já sentava no sofá ou entrava no quarto para descansar. Atualmente, a prioridade é você se limpar e higienizar as roupas – de preferência, fazendo isso no banheiro”, explicou. 
 
Já que as residências estão mais cheias, com todos os moradores precisando conviver um com o outro ao mesmo tempo, o banheiro conquistou uma importância ainda maior pela possibilidade de relaxamento. 
 
“No contexto pré-pandemia, ficávamos pouco tempo nesse cômodo. Usávamos o espaço basicamente para tomar banho e fazer nossas necessidades fisiológicas. Atualmente, nossa experiência no banheiro resgata parte da nossa individualidade, já que passamos a maior parte do dia em ambientes compartilhados, como a sala de estar e a cozinha”, continuou. “Para muitos, o ambiente passou a ser o único lugar da casa onde permanecer sozinho virou sinônimo de reorganização mental.” 
 
Nos projetos mais recentes, o escritório de Caroline tem focado não em projetar banheiros, e sim, salas de banho. Um item comum nesses espaços é a banheira de imersão. 
 
“É muito mais fácil de colocar porque é de sobreposição e não ocupa mais tanto espaço. Ao utilizar a banheira, cada pessoa vai se cuidar no seu momento, usar o seu produto, quase como se fosse um spa day sem precisar sair de casa”,
descreveu.

“Na minha visão, os banheiros irão demandar uma atenção cada vez maior em reformas e concepções de residências, mesmo após a pandemia”, previu. 
 
Dentro desse novo cenário, alguns fatores ajudam a otimizar a organização e influenciam a decoração dessas áreas. 

“A luz natural é essencial para esse ambiente. Os banheiros com uma grande abertura de janelas, com incidência de luz e materiais claros aplicados nos pisos e paredes dão uma sensação agradável de paz e tranquilidade para começar o dia, por exemplo”, explicou a profissional. A tendência do minimalismo também faz parte disso. 
 
“Não acredito que deva ser uma regra, mas a estética minimalista funciona bem em cômodos mais funcionais como os banheiros. Nos lavabos, dá para explorar elementos visuais, decorativos, incluir mais cores, texturas e estampas”, acrescentou. 
 
Ao mesmo tempo, cada espaço da casa deve ser pensado especificamente para a rotina da família. Portanto, a personalização é bem-vinda.

“Coloque aramados, cestas, prateleiras, gavetas, bancadas em locais estratégicos, que facilitam o dia a dia”, completou.

Último acesso: 24 Oct 2021 - 21:49:18 (1044724).