Capa da Revista Manequim, Patricia Poeta usa vestidos de festa belíssimos e conta detalhes de sua grife de moda
Mais do que um ensaio de festa, a jornalista destaca que fazer um editorial com peças ricas e glamourosas é uma forma de trazer beleza e um pouco do respiro que tanto precisamos hoje
Revista Manequim 741 – Edição aniversário com Patricia Poeta – Realização: Maria Helena da Fonte | Locação: Fairmont Copacabana | Edição de moda: Christian Heverson | Fotos: Vinícius Mochisuki | Beleza: Celso Kamura
Jornalista e apresentadora, Patrícia Poeta é agora, também, dona de uma grife de moda. Portanto, veste e fala aqui com a propriedade de quem conhece e gosta muito do assunto e divide sua expertise com nossas leitoras sobre o que levar em conta na hora de investir em um vestido de festa.
“A relação custo-benefício é importante, assim como escolher uma roupa que tenha o seu estilo, para aumentar as chances de usar a peça depois”, sugere. Apaixonada que é por acessórios, Patrícia acha que eles são muito mais do que complemento. “São elementos importantes de estilo e que mudam completamente o look”, diz. No dia a dia, ela usa mais argola, mas, também, adora um brincão e colares de todos os tipos: de correntinhas aos mais volumosos. Mas se a ocasião é fazer uma composição com roupas de festa, ela prefere apostar em peças atemporais, que tenham a ver com o estilo da pessoa e cujo metal melhor harmonize com o tom da pele de cada um, para não ter erro.
Para as leitoras, ela manda um recado: “Moda é uma forma de expressar estilo, personalidade. Aproveitem!”
NASCE A PPOETA
Acessórios foram o ponto de partida da sua grife, um negócio que já vem amadurecendo há alguns anos. A PPoeta já existe e é a realização de um desejo que foi surgindo naturalmente. As peças da marca dela têm a ver com o seu próprio estilo, sempre alinhado com as tendências da moda em relação a cores, modelagens e tecidos. A sustentabilidade é uma preocupação: “Recentemente lançamos a segunda coleção de moda praia. E a PPoeta é, até então, a única marca de beachwear e fitness do Brasil a lançar peças com fio da Lycra de material reciclado! Está chegando, também, a linha de maquiagem com produtos veganos e com embalagens recicláveis”.
Patrícia faz questão de participar de todas as etapas da marca, até mesmo do processo criativo das peças: “Eu me reúno com os estilistas, proponho modelos, cores e até desenho as peças”. Experiência trabalhosa, é claro, mas que tem sido gratificante, são muitas pessoas envolvidas, empregos sendo gerados, pessoas dando o seu melhor para os produtos PPoeta saírem bem-feitos.
Ela, também, é modelo da própria marca: prova peças-piloto, faz fotos para divulgação, lançamentos, videoconferência com clientes, mensagens para equipes de venda…. A lista de afazeres é imensa e não para: ela mesma administra suas contas particulares nas redes sociais — posta, responde, comenta… “É minha terceira função”, brinca. Nesse tempo de pandemia, ela aproveitou para aguçar a criatividade, foi justamente nesse período que a marca cresceu. Produzir, criar, cuidar da saúde, fazer exercícios físicos foram terapia para Patrícia superar as dificuldades do isolamento que a impediu, entre outras coisas, de visitar os pais que moram no sul do Brasil. Mas valeu, hoje ela conta que se sente mais forte e reparou em uma frase que já tinha enquadrada na prateleira da sala, mas só agora transformou em lema de vida: “Um dia de cada vez”.
Vamos para os looks?
POUCOS DETALHES E MUITO BRILHO
“Este vestido me faz pensar em uma noite de verão em Copacabana”
Vestido 129 na Revista Manequim 741 – tam. 38
Modelagem tipo sereia a do vestido ajustado no quadril e que se abre em direção à barra. A cava americana na frente é presa com ganchos e se transforma em uma grande fenda nas costas. Como é de paetê, ele precisa ser todo forrado para não pinicar a pele e cuidado para não deixar o acabamento pesado: faça uma bainha fina para ficar refinado.
COM A TÉCNICA DA MOULAGE
A blusa é composta por vários planejamentos, alguns com pregas, outros apenas com dobras, montados como se fossem moulage. O caderno de moldes traz a numeração a ser seguida na hora da montagem que é feita de forma gradativa e com pontos manuais para firmar. O tecido pode ser um crepe acetinado ou cetim duchese. A roupa é toda forrada.
Vestido 131 na Revista Manequim 741 – tam. 40
SOBREPOSIÇÃO DE CAMADAS
A confecção do modelo é trabalhosa e feita em etapas. A peça, com estrutura de tecido, tem por cima cinco camadas de tule que são franzidas uma a uma para só então serem presas. Na parte de trás, tem uma camada extra de tule que é tipo uma cauda. Ainda tem a flor de tule que é feita da seguinte maneira: a faixa de tecido é franzida e presa no centro que vai sendo rodeado. Na frente, ainda tem sobreposições com planejamentos.
Vestido 130 na Revista Manequim 741 – tam. 40
TRAMA EM EVIDÊNCIA
O tecido em si, jacquard bordado, já traz requinte à roupa que tem jabô na frente, esse babado que na cintura cria uma prega. A saia godê tem uma fenda generosa e o decote tem recorte redingote. Como toda roupa de festa, aqui também o acabamento precisa ser delicado, por isso, bainha de lenço.
“Este dourado, mais volumoso, é para uma mulher clássica, para um evento muito sofisticado”, analisa Patricia Poeta.
Vestido 132 na Revista Manequim 741 – tam. 42
Manequim de aniversário com Patrícia Poeta @patriciapoeta
Realização: Maria Helena da Fonte @maria_helena_fonte Locação: Fairmont Copacabana @fairmontrio Edição de moda: Christian Heverson @cristian_heverson Fotos: Vinícius Mochisuki @viniciusmochizuki Beleza: Celso Kamura @celsokamuraoficial
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