Lethicia Bronstein: vocação para o sucesso

Referência em moda festa no Brasil, a estilista abre as portas de seu ateliê e conta detalhes de seu dia a dia

A agenda de Lethicia Bronstein está cada vez
mais concorrida. Afinal, agora ela soma a
função de apresentadora do programa
A Estilista, exibido pelo canal Fox Life, ao trabalho
à frente de sua marca. Mesmo assim,
topou receber a equipe de MANEQUIM em
seu ateliê, em São Paulo, para falar de seu
ótimo momento profissional. Com menos de
dez anos, sua grife já é referência em moda
festa no Brasil. Em 2015, pela primeira vez,
emplacou um modelo na cerimônia do Oscar,
com a top Carol Ribeiro. E, recentemente, lançou uma linha especial para a Riachuelo.
A seguir, ela conta o segredo de seu sucesso. 

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O que mais atrai atenção do público para o
seu dia a dia, que virou programa de TV? 
O fascínio pelos looks das celebridades. As
pessoas querem saber como surgem os modelos.
Sempre me perguntam: “Fulana é legal?
Tem corpo bonito?” Mas também gostam
de ver os bastidores da moda. 
Como você iniciou a sua carreira? 
O mundo da moda sempre me encantou!
Minhas primas são donas da Maria Bonita,
então eu via desfiles e ouvia histórias de viagens
a Paris. Aos 16 anos, fiz intercâmbio e
passei a acompanhar canais que mostravam
red carpets de grandes eventos. Foi quando
soube que gostaria de fazer vestidos de festa.
No ano seguinte, prestei vestibular para
moda e comecei a estagiar. No meio do caminho,
fui a Londres estudar na Saint Martins,
referência na área de criação. Voltei
para o Brasil, concluí a faculdade e trabalhei
para três marcas antes de ter a minha. Foram
13 anos de experiência. 
Quando nasceu a marca Lethicia Bronstein?
Paralelamente ao meu emprego formal, fiz a
minha primeira noiva, que era uma amiga.
Aceitei desenhar o modelo e acabei fazendo o
traje da mãe, o da irmã e os de algumas madrinhas.
Foi ótimo para eu ter certeza do que
queria. Em 2007, quando já tinha um portfólio com 50 noivas, decidi abrir o meu ateliê. 
Como funciona o trabalho do ateliê? 
Trabalhamos três segmentos: noiva, festa e
pronto para usar. Quando uma noiva chega
aqui, ela me conta o que tem em mente. Se
ela quer um decote V, mas não o usa no dia a
dia, provavelmente não vai se sentir bem no
casamento. A nossa conversa é quase uma
sessão de terapia. Então desenho um modelo,
mas as provas é que definem o resultado
final. As clientes que procuram um vestido exclusivo de festa, em geral, buscam inspiração
em peças usadas por famosas, mas
querem fazer adaptações. E as coleções eu
crio do zero, não sigo muita tendência. Gosto
de roupa atemporal. 
Em quanto tempo um vestido fica pronto? 
As noivas fazem a primeira visita ao ateliê
oito ou dez meses antes da cerimônia e realizam
até seis provas de roupa. Para executar
um vestido de festa, são necessários três
meses e três provas. 
Quantas pessoas trabalham para você? 
Cerca de 20. Existem quatro núcleos dentro
da produção: modelistas, para quem eu
conto o que estou imaginando para modelarem
e cortarem os tecidos; costureiras, que
montam a base do modelo; as responsáveis
pelo patchwork de rendas, uma assistente e
eu; e as bordadeiras, que prendem à mão a
renda e aplicam a pedraria.
O patchwork de renda é uma característica
marcante nas suas criações…
Junto vários tipos de renda e crio um tecido
novo. Quem bate o olho vê que não é aquela
coisa industrializada. 
Que tecidos você mais usa? 
Seda, tafetá, musselina, georgette, tule,
rendas e paetês são alguns dos mais indicados
para a moda festa. Mas a ocasião e o
caimento desejado determinam a escolha. 
É mais difícil trabalhar com tecidos caros? 
É preciso ter cuidado na hora de cortar, porque
errar significa ter prejuízo. O ideal é fazer
primeiro uma tela com outro tecido e,
quando a modelagem estiver aprovada, cortamos
o tecido caro. 
Que conselho você daria para uma novata? 
A profissão não é só glamour! Desenhar e
acompanhar festas e desfiles é o que a gente
menos faz. O trabalho é duro. Tem que ser
gestora, ter pulso firme para comandar uma
equipe, trabalhar o marketing da marca,
além de executar todo o trabalho de criação.A não ser que você tenha muito dinheiro
para, desde o início, ter um assistente de estilo,
uma modelista e um assessor de imprensa.
Usei a minha experiência dos trabalhos
anteriores para moldar melhor o meu
negócio. Meu conselho: encare o mercado,
vá segurar sacola, comprar aviamentos, entender
o que é uma ficha técnica para depois
pensar na sua marca. 
Você já fez mais de 20 vestidos para novelas.
Como surgiu o primeiro convite? 
Uma figurinista da Globo viu um vestido
meu na MANEQUIM NOIVAS e me ligou dizendo
que a Luciana, personagem da Vanessa
Giácomo na novela Duas Caras
(2007), ia casar e ela queria aquele vestido.
Assinei mais dois modelos da mesma novela.
Uma figurinista foi falando para a outra e
criamos uma parceria. A última a usar um
modelo meu foi a Bruna Marquezine, em I
Love Paraisópolis. 

Os modelos são feitos sob medida? 
A maioria sim. O vestido da Marina Ruy Barbosa,
a Nicole em Amor à Vida (2013), foi
feito especialmente para a novela. É um dos
meus preferidos. Já o da Maria Clara (Andrea
Horta), de Império (2014), fazia parte
de uma coleção. 
E o seu vestido de noiva, como escolheu? 
Sou apaixonada pelo trabalho da estilista norte-americana
Vera Wang e sempre quis usar
um vestido de noiva dela. Em uma viagem a
Nova York, entrei numa loja e vi um modelo
lindo, todo de tule. Era da Vera. Como era
grande e eu pensava em usar um tomara que
caia com saião princesa, agendei uma visita ao
ateliê dela. Experimentei aquele modelo da
loja no meu tamanho, na cor off-white, e meu
coração bateu mais forte. 
Quem são seus estilistas preferidos? 
Além da Vera Wang, Karl Lagerfeld, Marc
Jacobs, Oscar de la Renta e Carolina Herrera são os que mais admiro.