Linho é luxo! Considerado o mais antigo do mundo, este tecido se mantém como queridinho da moda clássica; inspire-se nestes looks – Fotos: Ariana Lima / Gabriel Bertoncel (E3 Fotografia)
Ele é a fibra top do verão 2019. O queridinho da moda clássica, atemporal e também de looks descolados. Não há como passar a estação sem algumas peças confeccionadas com o tecido mais antigo da humanidade. E um dos mais chiques, confortáveis e sustentáveis também!
Você sabia?
O linho é uma planta composta, basicamente, de substância fibrosa. A fibra extraída do talo dá origem ao tecido e a semente é usada na gastronomia. Acredita-se também que o linho seja o tecido mais antigo do mundo. Foi usado pelos egípcios já que a planta cresce nativa às margens do rio Nilo.
Linho é retrô, esteve no auge da moda na década de 80 e agora traz novas propostas para as modelagens da época e também de peças atuais. O cultivo da planta que dá origem à fibra não prejudica o solo e exige muito menos água do que o algodão, por exemplo. Além disso, os resíduos gerados pela fabricação são aproveitados nas indústrias de alimentos, papéis e cosméticos.
Confira os visuais:
ESTILO ATEMPORAL
O blazer aposta tudo na tradição do modelo de um botão e ombreira discreta com corpo todo entretelado. Atenção na hora de escolher a entretela: há as de tecido e as de material sintético. As de tecido dão melhor acabamento às roupas de alfaiataria, como é o caso aqui.
Foto: Ariana Lima/Gabriel Bertoncel
(BLAZER 125 tam. 38na Revista Manequim nº 715)
BÁSICA E ESTILOSA
Se existe um modelo clássico de calça, esse certamente é um deles. Sem muito volume, ela desce reta com pregas na cintura, pernas ligeiramente afuniladas e comprimento um pouco mais curto. Cós entretelado e anatômico, ou seja, arredondado. O cós só pode ser feito reto se for acima da linha da cintura.
Foto: Ariana Lima/Gabriel Bertoncel
(CALÇA 124 tam. 40na Revista Manequim nº 715)
SHAPE RENOVADO
O velho tecido chega em proposta renovada pela modelagem da pantacourt, peça trendy da estação. A peça tira partido do charme discreto do linho risca de giz, aqui em composição com faixas de listras na vertical, nas laterais e barras largas com elas no sentido horizontal.
Foto: Ariana Lima/Gabriel Bertoncel
(CALÇA 126 tam. 42na Revista Manequim nº 715)
BOTÕES À VISTA
Esse abotoamento na frente da saia longa vem dos anos 80. De corte evasê, ela fi ca mais volumosa por causa das pregas dos dois lados e atrás. Atenção, porque a cada prega de 10 cm, acrescenta-se 20 cm de pano. A aplicação pode ser recortada de uma estampa e rebordada.
Foto: Ariana Lima/Gabriel Bertoncel
(SAIA 127 tam. 42na Revista Manequim nº 715)
MÁXIMO CONFORTO
Fresco, natural e confortável, ele é o tecido do verão, que favorece modelagens mais larguinhas, mas aqui desenha um top cropped e justinho. A calça de cintura alta e cós entretelado tem corte reto. Não espere que ela fi que impecável, o amassado do linho faz parte e é bacana.
Foto: Ariana Lima/Gabriel Bertoncel
ILUSÃO DE ÓTICA
No macacão, o jogo das listras de tons suaves faz a peça parecer um conjunto de calça e blusa, separadas pelo cós entretelado de listras dispostas em sentido vertical. A blusa tem um franzido leve e pences nas laterais. Simples de fazer.
Foto: Ariana Lima/Gabriel Bertoncel
(MACACÃO 123 tam. 44na Revista Manequim nº 715)
FRU-FRU BACANA
Comece fazendo os babadinhos, franzindo duas faixas. Depois elas serão presas nos recortes da frente da blusa. Da pala arredondada da cintura sai um franzido para a saia com dois bolsões. Faça bainha de lenço, ideal para roupas com comprimento muito arredondados.
Este site utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar sua experiência. Ao continuar navegando, você aceita as condições de nossa Política de Privacidade