moda   / Sustentável e Artesanal

TREND ALERT: Patchwork, a técnica que utiliza retalhos para fabricação de novas peças

Saiba mais sobre o patchwork, técnica que utiliza retalhos de tecido para a criação de uma nova peça

Thayna Batista com supervisão de Marina Pastorelli Publicado segunda 14 junho, 2021

Saiba mais sobre o patchwork, técnica que utiliza retalhos de tecido para a criação de uma nova peça
As roupas de retalhos são a moda sustentável da vez - Reprodução / Pinterest

Você com certeza já viu -ou até fez- a famosa colcha de retalhos: tendência vintage, sustentável e artesanal, que torna os tecidos “sem utilidade” em úteis, juntando-os sem muita técnica ou padronagem e dando origem à “produtos” feito com sobras que seriam descartáveis.

Nos dias atuais, onde o vintage, o trabalho manual e questões ambientais ecológicas são extremamente valorizados, o patchwork deixou de ser usado somente em colchas ou tapetes, e passou a ser visto nas passarelas. 

+++ TREND do momento: Calça com estampa de ZEBRA; você usaria? Veja como combinar no look

100% PATCHWORK
A maior beleza do patchwork é sem dúvidas a singularidade da peça. A falta de padrão, acaba sendo uma aliada ao processo, pois torna a peça única: nenhuma outra peça no mundo terá aqueles mesmos retalhos, naquela mesma padronagem. Uma peça pra chamar de 1000% sua - e somente sua. 

 

+++ Se inspire para usar blazer de uma forma nada séria e muito FASHION

JEANS & JEANS
É claro que a tendência do patchwork não atenderia àquela peça que é coringa nos nossos guarda-roupas: o jeans. E o mais legal é que existem diversas maneiras de aplicar essa moda nessa peça: seja construindo o jeans do zero, utilizando sobras de tecidos de outros jeans para formar uma nova calça, por exemplo; ou até mesmo aplicando retalhos em somente algumas partes do tecido. Esse é um jeito muito interessante de dar uma cara nova a uma das peças mais clássicas e atemporais dos nossos guarda-roupas.

 

RENOVANDO A SUA PEÇA
Outra técnica do patchwork, é a aplicação de bordados na peça. Sabe aquela jaqueta, blusa ou até mesmo vestido que você tem no seu guarda-roupa e utilizou tantas vezes que já enjoou? Ao invés de se desfazer da peça, você pode renová-la com essa técnica, aplicando bordados ou até mesmo “penduricalhos”.  

 

+++ Saiba como apostar na tendência athflow, que mistura peças esportivas e sociais

TAMBÉM VALE PARA ACESSÓRIOS
Se você quer seguir essa moda, porém, quer algo mais sutil, você pode apostar nos acessórios: botas (sejam de couro ou de tecido), luvas, bolsas ou até mesmo jóias também fazem parte do movimento patchwork e deixam qualquer look mais artesanal, sustentável e dentro dessa moda.

 

DICA DA MANEQUIM: MISTURANDO TENDÊNCIAS
Na semana passada falamos sobre como a cor lavanda está em alta! Então uma dica da manequim, é misturar o patchwork com a tendência da cor lavanda, como na foto abaixo. Além de ficar mega harmonioso, não tem como estar mais por dentro das tendências do que um look que mistura as modas da vez. 

 

E você gostou dessa nova tendência? Já usou ou usaria?

Último acesso: 05 Aug 2021 - 01:20:56 (1044542).