Publicidade

Saiba como cuidar das suas roupas para que elas durem mais

Um erro na lavagem e o armazenamento inadequado podem ser os motivos para aquela sua roupa não estar mais tão linda quanto antes. Aprenda a preserva-las

Quem nunca teve a sensação de que uma roupa não estava exatamente igual ao momento da compra? Ou depois de algumas semanas guardada no armário, ela mudou de forma? Ou até mesmo o problema mais comum: encolher após a lavagem? Tudo isso pode ser evitado com cuidados básicos que você deve adorar e, assim, fazer valer cada centavo investido na peça dos sonhos.

Publicidade
Roupas pretas: na hora de lava-las, nem pense em usar detergentes em pó. Em geral, estes produtos possuem branqueadores óticos que, quando em contato com a roupa preta, desbotam e podem até manchar a peça. Quanto aos pelinhos mais claros que parecem reluzir no look, não há muito o que fazer além de separar roupas pretas de roupas claras e ter sempre por perto uma fita adesiva para passar na peça se necessário.
Guardar roupas em sacos plásticos: a ideia pode parecer boa em primeiro momento, mas se você precisa mesmo armazenar uma peça, prefira sacos de TNT, pois estes permitem que o tecido respire – fator essencial para materiais naturais! 
Roupas delicadas: tecidos como a seda, por exemplo, não podem ser tratados de qualquer maneira. A lavagem destes materiais deve ser sempre à mão e nunca com água quente. Sempre tenha em mente a delicadeza da peça que você está lidando e, assim, trate-a sem brutalidade; torce-la é uma má ideia! Para retirar o excesso de água de um tecido fino, você deve apertar sem deforma-lo. 
Blusas de tricô: com a chegada do frio, os tricôs deixam as produções muito mais atuais, quentinhas e antenadas. Quando for guarda-los novamente, não cometa o erro de pendura-los em cabides. Assim, a peça fica deformada e perde todo seu charme. 
Excesso de sabão: sua intenção é a melhor possível, mas colocar mais sabão do que o necessário não auxilia na lavagem e ainda pode danificar sua roupa. Isso acontece porque a chance de ele não ser removido por completo é muito grande, o que acarreta manchas amareladas nas peças.