No Oscar e nas festas após a premiação do cinema, as atrizes Anne Hathaway e Emily Blunt e a modelo Chrissy Teigen mostraram que os vestidos de festa para gestantes não se resumem aos modelos de corte império – com marcação abaixo dos seios. Vestidos com texturas e modelagens ajustadas ao corpo também são opções válidas, desde que ofereçam conforto.
A seguir, veja cinco dicas para escolher o modelo ideal:
-
Como o corpo feminino muda rapidamente durante a gestação, o intervalo entre a primeira e a última prova do vestido não deve ultrapassar o período de um a dois meses. Para facilitar o processo de criação, o modelo e o tecido podem ser definidos com uma antecedência maior.
-
Conforto e praticidade são prioridades para as grávidas. “Na moda festa, tecidos leves, nobres e com caimento fluido, como seda, musselina ou chiffon, proporcionam essa sensação”, diz Gabí F. Souzä, consultora de imagem da Boucle.
-
Os vestidos de corte império – com marcação abaixo dos seios – são ótimas opções para o período gestacional. Mas quem quiser evidenciar a barriga, como fez a atriz Olivia Wilde no Globo de Ouro 2014, pode apostar em modelos de corte reto e ajustados ao corpo, que modelam a silhueta sem marcar a cintura, bem como o decote em V, que valoriza o colo e diminui o volume dos seios.
-
Aplicações e texturas substituem estampas largas, que podem ampliar visualmente o volume do corpo. Anne Hathaway usou um vestido totalmente texturizado – da grife Naeem Khan – na festa da revista Vanity Fair após a cerimônia do Oscar 2016. “A mulher que preferir um modelo monocromático pode optar por um tom forte, se quiser se destacar”, sugere Gabí.
-
Os acessórios abrilhantam os vestidos de modelagem reta ou fluida. “Coloque um colar ou brinco majestoso se estiver com o pescoço livre e crie um look sofisticado”, afirma.